Followers

Volkswagen lança campanha com imagens clicadas por fotógrafo cego

14 ago, 2017
1299 Views

A agência alemã Grabarz & Partner realizou, para a Volkswagen, um ensaio bastante peculiar para o lançamento do novo cupê Arteon.

Tudo não passaria de um trabalho artístico lindíssimo, se não fosse o fato de todas as imagens terem sido clicadas pelo artista americano Pete Eckert, um fotógrafo que há cerca de 30 anos lida com o fato de ter perdido completamente a visão. Detalhe que trouxe um sabor muito maior ao trabalho e que atiça a curiosidade de qualquer um que o vê.

Mas como um fotógrafo cego chega a uma identidade visual? Por conta de sua limitação, Eckert desenvolveu uma técnica sensorial para mostrar ao mundo o que ele enxerga dentro de sua própria mente. “Você não precisa dos olhos para ver a beleza”, diz.

A foto ideal, pra ele, começa a ser pincelada a partir do “som, do toque e da memória”. É como os “olhos da mente” que cria, para si mesmo, a imagem do objeto a ser fotografado. E, para garantir que tudo saiu como o planejado, ele pede que alguém descreva a foto para compará-la com o cenário que imaginou.

Para colocar em prática suas ideias, ele usa um modelo de câmera analógica e técnicas de dupla e superexposição, além de utilizar luzes a laser que desenham imagens no ar. O resultado é inacreditável.  Veja:


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.