no

Você sabia que um planeta pode possuir mais que uma lua?

Se existisse uma lista de todas as coisas mais admiráveis de todo o nosso planeta terra, entre as primeiras posições, sem dúvida, estaria nosso maravilhoso satélite natural, a Lua.

Primeiramente, você sabe o que é um Satélite Natural?

Espera um pouco, você constantemente ouve dizer que a lua é nosso satélite natural, mas não sabe o porquê? Fique tranquilo, a gente não é obrigado a saber de tudo, né? Além do mais, você vai aprender agora!

Bom, creio que você saiba o que é um satélite artificial, tipo aqueles da Nasa, sabe?

Então, do ponto de vista da astronáutica: os satélites são somente objetos que mapeiam a superfície da terra através de fotografias e transmissão de informações. Ou seja, o conceito de satélite nesse campo é direcionado aos satélites artificiais, como o da foto.

Já no campo da astronomia, um satélite é tudo aquilo que orbita entorno de algo maior (um planeta principal). Se diz respeito a corpos celestes ou estrelas anãs, sendo assim, satélites naturais.

         E já que a lua orbita entorno do nosso planeta e é um corpo celeste menor, ela é denominada satélite natural, entendido? Então agora vamos conhecer planetas que tem múltiplos satélites naturais, já imaginou olhar pro céu e ver 2 ou mais luas?

Quantas luas tem cada planeta?

Mercúrio e Vênus

Bom, Mercúrio e Vênus são extremamente entediantes nesse quesito, já que são os únicos do sistema solar que não possuem nenhuma lua.

De fato, seria bem chato viver em um desses planetas e olhar para um céu estrelado sem lua. E olha que Vênus, por um tempo, foi o “gêmeo da terra” segundo os astrônomos.

Marte

As duas luas de Marte possuem nomes interessantes, e um tanto misteriosos.

         Fobos e Deimos ( Terror e Medo em grego) foram descobertos em 1877 e receberam esses nomes em homenagem às figuras mitológicas, os quais, na mitologia grega, acompanhavam seu pai Ares, deus da guerra. E segundo os romanos, Ares era conhecido como marte.

Netuno

O planeta gigante, gasoso e de gelo, Netuno, é o oitavo planeta do sistema e é quase 4 vezes maior que a Terra, sabia?

Ele por sua vez possui 14 luas, sendo elas;

  • Tritão(maior)
  • Náiade
  • Talassa
  • Nereida
  • Hipocampo
  • Proteu
  • Neso
  • Despina
  • Galateia
  • Laomedeia
  • Halimede
  • Psámata
  • Larissa
  • São

Já é estrela pra dar e vender.

Urano

Urano é o sétimo planeta do sistema solar, seu nome é em homenagem ao deus grego do céu, Urano, o pai de Cronos (Saturno) e o avô de Zeus (Júpiter).

Urano é um planeta que possui 27 luas! E o mais interessante é que as estrelas receberam nomes de personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope.

Júpiter

Você provavelmente sabe que Júpiter é o maior planeta do sistema solar.

Mas você sabia que Júpiter tem 79 luas?

         Pois é, isso até agora, pois com constante estudo, provavelmente descubram mais no futuro! Agora imagine um céu com quase 80 luas! Loucura né?

Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, e também um dos mais bonitos, você não acha?

Saturno passa Júpiter, pois possui 82 luas! E o interessante é que Saturno passou Júpiter em outubro de 2019, antes disso, Júpiter ostentava ter mais luas que todo mundo.

Gostou de adquirir esses novos conhecimentos? Imaginava que um planeta podia ter mais de 80 luas?

Creio que você gostará de:Homem faz copilações de fotos da lua para formar uma única nítida.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Marido faz serenata todos os dias para sua amada com Alzheimer

As 3 mensagens ocultas mais complexas em pinturas