no

Você organiza e guarda os seus documentos corretamente?

guardar seus documentos corretamente
Foto: Unsplash

Em uma era em que quase tudo o que precisamos está ao alcance dos dedos, através dos computadores e dos smartphones, é muito fácil acabar esquecendo dos documentos impressos em papel. A verdade é que só nos lembramos deles em momentos em que eles se fazem necessários, para aprovação em um concurso, matrícula na universidade, assinatura de contratos, entre outras ocasiões.

Só quem já passou por um enorme transtorno nessas horas reconhece a importância de organizar e guardar os documentos corretamente. Por exemplo: um simples rasgo em sua certidão de nascimento já a torna quase inutilizável, já que os cartórios são proibidos de tirar cópias autenticadas de documentos com algum defeito. Isso pode gerar enormes gastos e muito estresse com burocracia.

Para os que possuem empresas, essa importância é maior ainda. A falta de um documento, seja por algum estrago ou por má organização, pode prejudicar demais o andamento de um negócio, inclusive com problemas trabalhistas.

Além de tudo o que citamos, o armazenamento correto e cuidadoso de documentos pode também provocar sensações incríveis nas futuras gerações. Já vimos por aqui a história emocionante do jovem que se surpreendeu ao encontrar a caixa de fotos do seu avô. Então, pense que a organização de seus materiais pode servir de inspiração para seus filhos e netos. E, evidentemente, para você mesmo, que com certeza amará relembrar tempos passados quando a velhice chegar.

Como cuidar dos nossos documentos?

O primeiro passo para organizar esta parte da vida é simples, mas muito efetivo: organizar pastas com todos os documentos pessoais, sem se importar se eles serão importantes no futuro. Guarde nessas pastas todos os tipos de comprovações, desde certificados, até comprovantes de votação.

Depois de guardar tudo, você deve escolher o local ideal da casa para manter a pasta de documentos. O correto é deixá-la em um cômodo que não seja úmido e não receba muita luz do sol, já que estes são dois fatores que podem deteriorar os papéis.

Para garantir que nada se perca com a ação do tempo, você pode utilizar até uma laminadora, equipamento que protege todos os documentos da umidade e de possíveis manchas, através da laminação do papel. Este processo é ainda mais seguro do que a plastificação, já que não traz riscos de queimar o documento.

Se os documentos que você possui têm mais valor histórico e sentimental do que valor legal, o ideal é digitalizar todos antes de guardá-los adequadamente. Dessa forma, se algum acidente acontecer, você ainda terá todos os arquivos em formato digital. Mas, lembre-se de mantê-los em pelo menos dois ambientes, como um HD externo ou um serviço de armazenamento em nuvem.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Por que reduzir o consumo de carne?

incentivar as crianças a serem mais ativas

Como incentivar as crianças a serem mais ativas