no

Vestibular: dicas para estudar à distância

vestibular
vestibular

A pandemia atrapalhou a realização do vestibular em 2020. Entretanto, o tempo de estudo dos futuros universitários está acabando. Vamos ver algumas dicas para você estudar à distância?

As universidades brasileiras vão começar o ano com a realização do vestibular. Isso é bem atípico, mas é a realidade atual. Agora, os estudantes precisarão lidar não apenas com o nervosismo comum da prova, mas também com o medo da Covid-19 e com a falta de aulas em 2020. 

Por isso, nós separamos algumas dicas para quem quer estudar um pouco mais nessa reta final. 

Estude pelo YouTube, mas com cuidado

O YouTube é um grande aliado na hora dos estudos. Por isso, não deixe de usá-lo. Existe uma série de professores que estão dando aulas pelo YouTube. Além disso, há canais com conteúdos muito bons relacionados a assuntos que podem cair no vestibular.

Um ótimo canal para estudos é o Descomplica, por exemplo. 

Entretanto, também é preciso reforçar que você deve ter cuidado com o canal escolhido. Afinal, não é segredo para ninguém que a internet está repleta de notícias falsas.

É bom não escrever fake news nas provas, certo? 

Por isso, certifique-se de estudar por meio de uma fonte segura!

Leia também: Revolta da vacina: o que foi?

Veja documentários

Mídias visuais podem fazer com que você aprenda com mais facilidade. Além disso, elas economizam tempo, já que é mais rápido ver um filme do que ler um livro.

Por isso, agora que você está na reta final para o vestibular, você pode aproveitar para assistir alguns documentários. 

Essa é uma boa forma de aprender, mas sem deixar de relaxar um pouco. Assistir a documentários pode não só te ajudar a entender melhor alguns assuntos, mas também é uma ótima fonte de conhecimento para a redação.

Leia as notícias, mas não exagere

Você precisa estar muito bem informado para o vestibular. As provas sempre levam em consideração os acontecimentos do ano e, portanto, o candidato bem informado tem mais chances de se sair melhor. 

Por isso, tente ler algumas matérias diariamente e, inclusive, assista ao telejornal. 

Entretanto, nós também estamos passando por uma pandemia. Portanto, é de conhecimento geral que o excesso de notícias pode ser uma grande fonte de estresse e ansiedade. 

Sendo assim, nosso conselho é para que você se mantenha informado, mas sem exagerar na quantidade de notícias. 

Grupo de estudos online

Você está isolado em casa, porém não precisa estudar sem ajuda. Se o seu acesso à internet permitir, é recomendável a criação de um grupo de estudos online. Ou seja, marque um horário com os seus amigos para que vocês possam auxiliar uns aos outros.

Separem suas dúvidas e levem para o grupo de estudos. Assim, o trabalho vai fluir de forma mais eficaz, pois vocês vão aprender e, além disso, ensinar.   

Escreva

Você vai ter que fazer a redação e dependendo do vestibular também precisará responder questões dissertativas. Por isso, escreva. 

Nós estamos muito acostumados a escrever somente pelo computador. Isso pode te deixar mais lento para escrever com a caneta e não é bom descobrir isso só no dia da prova. Além disso, é importante treinar sua habilidade de colocar os seus  pensamentos no papel de forma clara e bem escrita. 

Não esqueça de que você não deve fazer abreviações da internet na sua prova!

Estamos chegando no momento dos vestibulares, mas você ainda tem tempo para estudar. Esperamos que você faça uma boa prova!

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

5 Escritoras brasileiras para você ler ou reler em 2021

NASA: 15 consequências da mudança climática