no

Um tour pelas principais obras de Gaudí em Barcelona

O catalão Antoni Gaudí marcou a arquitetura moderna com sua estética emblemática. Não há como visitar Barcelona, na Espanha, sem associar os mais importantes pontos turísticos ao seu nome. Através das suas obras é possível conhecer a evolução urbana da cidade, e embora muita gente não saiba, suas criações não foram ao acaso, fazem parte de um projeto de posicionamento de Barcelona perante o mundo.Veja as mais importantes:

Sagrada Família

O famoso templo Expiatório da Sagrada Família teve sua construção iniciada em 1883 e ainda continua inacabada. A previsão para o término da obra é 2026, ano que se comemora o centenário da morte do arquiteto Antoni Gaudí. Quando estiver finalizada, será a igreja mais alta do mundo, com 170 metros de altura e 18 torres, que representam Jesus, Maria, os 12 apóstolos e os 4 evangelistas.

Parque Güell


Construído em 1857, trata-se de um grande parque com jardins e elementos arquitetônicos construído no Distrito de Gràcia, ao norte da cidade. Aberto ao público, de lá é possível contemplar uma das mais belas vistas de Barcelona e do Mar Mediterrâneo.

Palácio Güell


Projetado sob encomenda para servir de residência para família de Eusebi Güell, este palácio de 1900 utilizou na sua construção materiais e revestimentos típicos do modernismo catalão, além de cores e formas impressionantes.

Casa Milà

Projeto encomendado por Pere Milà, essa escultura em forma de edifício foi finalizada em 1912. Também conhecida como ‘La Pedrera”, o prédio funciona atualmente como espaço cultural, e para conhecê-lo, o endereço é a esquina das ruas Passeig de Gràcia e Provença, no bairro Eixample.

Casa Batló

A Casa Batló reúne as maiores características de Gaudí nas paredes de mosaico e nas formas onduladas, neste que é um dos seus projetos mais expressivos. O local, hoje, funciona como espaço de eventos e está aberto à visitação.

Pode-se dizer que todas as obras de Antoni Gaudí foram edificadas em Barcelona, exceto notícias recentes de que o primeiro projeto fora da Espanha já está ganhando forma nas belas terras chilenas. O arquiteto catalão enviou a um frade dois esboços de uma capela para a pequena cidade de Rancagua, ao sul de Santiago, e agora, quase um século depois, deverá ser reproduzido com precisão. A capela de Nossa Senhora dos Anjos tem financiamento do Estado Chileno e supervisão do arquiteto-chefe da capela e centro cultural, Christian Matzner.

O que você acha?

Written by Ana Soares

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Lhamas vestidas de noivos fazem sucesso em casamentos

X-AVC Olimpo 2: O Retorno [123]