no

Telescópio James Webb é ainda melhor que o Hubble, mostra estudo da Betway

Telescópio James Webb
Fonte: Pixabay https://cdn.pixabay.com/photo/2016/04/23/14/08/hubble-telescope-1347645_960_720.jpg

Telescópio espacial lançado em dezembro, o James Webb é a promessa de novas descobertas científicas, sendo melhor que seu antecessor, o Hubble, destaca levantamento da Betway.

O telescópio espacial Hubble está em órbita há 31 anos e permitiu inúmeras descobertas científicas, com imagens que traziam alto nível de detalhes. É o que contou ao time da Betway, site de jogos de cassino online, um dos astronautas presentes no lançamento do Hubble, Steven Hawley.

Mas, no dia 25 de dezembro de 2021, seu sucessor foi lançado. Batizado de James Webb, o telescópio espacial mais caro da história da NASA, foi lançado da base espacial da Guiana Francesa e completou a etapa de separação do foguete Ariane 5 com sucesso.

Webb é a promessa da NASA para descobertas científicas espaciais, que irá passar imagens para os pesquisadores a partir do fim do primeiro semestre deste ano.

“Foram quase três décadas de construção”

A produção do telescópio James Webb levou quase trinta anos, além de ter diversos adiamentos de seu lançamento, que deveria ocorrer entre 2007 e 2011. Com o lançamento, os diretores da NASA estavam otimistas com o sucesso.

Porém, os 30 dias após o lançamento serão o maior desafio para o telescópio. Será necessária uma série de operações, que envolvem mais de 140 mecanismos para realizar estes processos.

O telescópio é formado por uma espécie de guarda-sol de tamanho equivalente a uma quadra de tênis. São quase 400 metros de cabos e 400 polias para auxiliar o desdobramento dessa estrutura no espaço.

Webb é a promessa de revolução da ciência, por conta da possibilidade de observação em luz infravermelha. Como o olho humano não consegue perceber essa luz, a promessa é que o telescópio revele segredos do universo que nenhum outro telescópio tenha registrado, nem mesmo o Hubble.

“Hubble foi revolucionário”, conta o Dr. Hawley ao time da Betway

Astronauta presente nas missões de lançamento e manutenção do telescópio Hubble, em 1990 e 1997, respectivamente, Dr. Hawley conta como o telescópio foi importante na história da astronomia. “Foi muito maior do que eu poderia imaginar”.

Em conversa com a equipe da Betway, contou sua experiência ao ser contratado pela NASA, e todo o treinamento que precisou fazer para ser um tripulante do lançamento do telescópio Hubble.

Embora muitos dizem que Webb irá substituir o Hubble, que está em órbita há mais de 30 anos, os dois telescópios podem trabalhar juntos em observações, completando as informações das pesquisas realizadas.

Mas, se o Hubble foi revolucionário, a tecnologia usada no James Webb nos faz acreditar que o novo telescópio garanta descobertas nunca imaginadas pelos cientistas.

Comparação entre Hubble e Webb:

  • Tamanho: enquanto o Hubble possui 13,2 x 4,2 metros, o Webb conta com 22 x 112 metros, o equivalente a metade de um avião 737;
  • Alcance: o telescópio Hubble tinha um alcance variável entre 10 e 15 bilhões de anos-luz de distância, enquanto Webb tem alcance a partir de 13 bilhões de anos-luz;
  • Órbita: enquanto o Hubble orbita a uma distância de 570 quilômetros da Terra, James Webb irá orbitar a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros;
  • Espelho: o Hubble conta com espelho em sua parte externa de 2,4 metros de diâmetro, enquanto seu sucessor ostenta um espelho quase 3 vezes maior, com 6,5 metros de diâmetro. Esse espelho presente nos dois telescópios funciona para a captura de luz.
  • Peso: mesmo que sua estrutura seja bem menor, o telescópio Hubble é mais pesado que Webb, com cerca de 10 toneladas, enquanto que seu sucessor pesa 6,5 toneladas.
  • Custo da missão: embora a missão do Hubble não tenha sido nada econômica, reunindo gastos em torno dos 4,7 bilhões de dólares, o novo telescópio conta com um orçamento recorde na história da NASA, ostentando 10 bilhões de dólares em gastos.

Hubble deixa um legado muito importante, assim como a participação do Dr. Hawley, que finaliza a entrevista ao time da Betway falando sobre o quanto ele e seus companheiros de tripulação se orgulham em ter contribuído para todas as descobertas.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
arte em pregos

Arte em pregos: talento e inspiração

Alimentação para cachorros

5 Dicas para escolher as melhores rações para cães