Dois anos atrás, Elon Musk tornou-se CEO de outra empresa…
Neuralink é uma Startup que começou a operar com um objetivo de levantar os cabelos: encontrar uma maneira de fundir o cérebro humano com um computador.
Embora pareça mais um episódio do Black Mirror, há alguns dias foi anunciado que a tecnologia altamente secreta que a Startup vem trabalhando poderia começar testes humanos no próximo ano.
Mas e como funcionará o dispositivo?
A empresa criou um cirurgião robô que perfura 8mm em um crânio humano e costura eletrodos com uma pequena agulha, evitando danos a vasos sanguíneos.
Os eletrodos são chamados de fios e são menores em largura a um fio de cabelo humano.
Os encadeamentos serão anexados a um pequeno chip que se conectará sem fio a um telefone. “A interface para o chip é sem fio, então você não tem fios saindo da sua cabeça. É basicamente Bluetooth para o seu telefone ”, disse o empresário Elon Musk.
Atualmente, a empresa tem como objetivo ajudar as pessoas com lesões cerebrais e da medula espinhal ou defeitos congênitos, no entanto, o objetivo a longo prazo é muito mais ambicioso.
“Em última análise, podemos fazer interfaces cérebro-máquina completas, onde podemos alcançar uma espécie de simbiose com a IA”.
Embora a pesquisa da empresa tenha testado com sucesso a tecnologia em animais, o próximo grande passo para tornar isso uma realidade é obter a aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA para iniciar testes clínicos em seres humanos. Se a empresa conseguir marcar a aprovação do FDA, os testes podem começar no próximo ano.
Mas e aí, o que vocês acham que representaria este avanço?
Comentários
Loading…