Na rotina intensa que vivemos, sempre recebendo muitas informações e nos colocamos a responder a elas em tempo recorde.
Não é novidade que em algum momento vamos nos sentir exaustos e precisar desacelerar.
Muitas vezes nosso corpo nos dá sinais que a hora de diminuir o ritmo chegou e é preciso estar atento a eles.
Vamos te ajudar a perceber quais são alguns desses sinais e te dar algumas dicas para lidar com a pressão e o estresse da rotina.
Irritabilidade
Essa forma de alteração de humor está relacionada à falta de paciência, desgosto ou descontentamento.
Em grande parte dos casos a irritabilidade é causada pelo estresse gerado pela rotina.
Se você tem se aborrecido por pequenos acontecidos, que não te incomodavam antes, e perde a paciência mais rápido do que o comum, fique alerta.
Sensação de cansaço

Se você se sente cansado mesmo depois de longos períodos de descanso pode ser um sinal que é hora de desacelerar.
Quando mesmo nos momentos de lazer e descanso nossa mente não consegue parar, pode ser um indício de estresse que nos afeta gerando um cansaço constante.
É preciso estar atento e sempre buscando garantir que você tenha aquele momento de relaxamento em seu dia, quando você pode deixar de lados as preocupações e se divertir.
Insônia
Rolar de um lado pro outro na cama, sem conseguir pegar no sono depois de um dia exaustivo.
A insônia mostra a dificuldade que temos de nos desligar daquilo que estamos vivendo para poder descansar, nos gerando sentimentos negativos como angústia, tristeza e raiva.
Se a sua insônia é recorrente pode ser uma sinal de que você está vivendo um momento estressante e que precisa se cuidar.
Negatividade
Sim, a negatividade é um grande sinal que chegou a hora de pararmos para avaliar como estamos levando a vida.
Sentir que tudo está errado ou que nada vai dar certo é um sintoma do estresse e do acúmulo de pensamentos.
A negatividade vem como consequência do descontentamento diante de situações que não estão de acordo com o que acreditamos ser o certo.
Então acabamos imprimindo em tudo ao nosso redor uma visão negativa que muitas vezes não condiz com a realidade.

Falta de concentração
Dificuldade para se concentrar e falhas na memória são grandes sinais de que precisamos diminuir o ritmo e olhar para dentro de nós.
A falta de concentração vem acompanhada de uma maior dificuldade em realizar as tarefas normais do trabalho, da casa, e pode gerar uma bola de neve ajudando a produzir todos os sintomas citados acima.
Precisamos estar sempre atentos aos sinais que recebemos de nosso corpo, ouvi-los e buscar solucionar os problemas que estão por trás deles.
Podemos encontrar soluções para nos acalmar e nos trazer para um ritmo mais tranquilo buscando ter hábitos mais saudáveis, cuidando da nossa alimentação, praticando exercícios físicos, yoga, nos dedicando a um hobby ou nos desligando da rotina.

Se você se identificou com alguns desses sinais talvez seja o momento de se reavaliar e buscar orientação psicológica para ajudar a identificar e combater o estresse.
Comentários
Loading…