no

Relacionamento Tóxico: observe esses sinais

Relacionamento Tóxico
Relacionamento Tóxico

É muito fácil encontrar alguém que já se envolveu em um relacionamento tóxico. Entretanto, isso não significa que seja simples reconhecer os sinais. Por isso, não deixe de ler este texto. 

Vamos começar esclarecendo que nem todo relacionamento tóxico é relacionado a casais. Às vezes, essa toxicidade está  em nossa família ou até nas nossas amizades. 

No texto de hoje, nós vamos focar em casais, mas já escrevemos aqui no blog sobre amizades que fazem mal. 

Leia também: 5 sinais de que seu amigo é tóxico

Também é necessário lembrar que nem todo relacionamento tóxico é fisicamente violento. Muitas vezes, a pessoa atua de outras formas, fazendo com que você pense que está tudo bem quando, na verdade, não está. 

Vamos ver alguns sinais de que você está vivendo em um relacionamento tóxico.

Você está sempre errado(a)

Casais brigam. Isso é um fato que não pode mudar. Mas a situação é muito problemática quando uma das partes sempre faz a outra se sentir culpada. Ninguém quer estar errado e todos precisam aprender a assumir as responsabilidades pelos próprios atos. 

Entretanto, quando é sempre você a pessoa que fez besteira, é preciso analisar se isso é verdade ou se você está convivendo com alguém que quer te fazer sentir mal. 

As críticas são sempre destrutivas

Nem sempre nós conseguimos ficar com um bom astral. É fácil se esquecer das próprias qualidades. Por isso, é importante que a pessoa que nós amamos tente nos ajudar a lembrar que nós somos bons em muitas coisas. 

Portanto, se você está se relacionando com alguém que só abre a boca para te colocar para baixo, então algo está muito errado. 

Observe se o seu parceiro/sua parceira costuma te elogiar ou se essa pessoa só consegue criticar. 

Abandono dos cuidados próprios

O amor próprio é fundamental, mas é muito difícil cuidar de si quando o outro está sugando todas as suas energias. Portanto, preste atenção para ver se você está negligenciando os cuidados com você em prol do outro. 

Às vezes a pessoa com quem nos relacionamos cobra tanto carinho e atenção que isso rouba nosso espaço e nossa energia vital!

Comunicação não é uma possibilidade

Você já tentou conversar com a pessoa, mas ela se recusa a falar com você? Isso também é um sinal de alerta de que você pode estar em um relacionamento tóxico. Geralmente o que as pessoas fazem pode variar entre:

  • ouvir, mas nunca responder nada;
  • sair do ambiente e se recusar a ouvir o que você tem a dizer;
  • falar mais alto para te fazer calar a boca;
  • ignorar o assunto que está sendo tratado e, portanto, responder com coisas que não têm nada a ver;

Todo o trabalho para manter o relacionamento é seu

Você é sempre a pessoa que busca manter o relacionamento funcionando. Só você se lembra das datas importantes, só você busca manter a paz e, no fim, você sente a exaustão por sempre estar em estado de alerta para garantir que as coisas não vão “sair dos eixos”. 

Ninguém pode viver assim. Por isso, se você acha que está vivendo um relacionamento tóxico, você precisa sair disso, pois não te fará bem. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Os achados mais inacreditáveis da internet

12 fotos que comprovam o quão frio está na Rússia