Followers

Ragnarök: O apocalipse nórdico

05 mar, 2018
4181 Views

A mitologia nórdica tem uma versão própria sobre o apocalipse, conhecida como Ragnarök, em que prevê o fim do mundo, derrota dos deuses e o fim do universo, com direito ao renascimento dos deuses e o ressurgimento da Terra.

A tradução do termo Ragnarök significa “Consumação dos destinos dos poderes supremos” e se refere à crença dos povos Vikings nos eventos que levariam ao fim do Universo e destruição de seus deuses.

Durante o Ragnarök, grandes batalhas ocorreriam entre os deuses, e a destruição do universo seria conduzida por Loki, seus filhos e o gigante de fogo Surtur.

Os eventos seriam antecedidos por um ciclo de três invernos seguidos com terríveis geadas, no qual a violência e o caos seriam disseminados pelo mundo.

Segundo o registro nórdico narrado na Völuspá ( A profecia da Vidente):

Irmãos lutarão

E matarão uns aos outros;

Filhos das próprias irmãs

Pecarão juntos

Dias doentes entre os homens,

Em que pecados do sexo aumentarão.

Uma era do machado, uma era da espada,

Escudos serão partidos.

Uma era do vento, uma era do lobo,

Antes de o mundo cair morto.

Durante o Ragnarök, o sol e a lua, eternamente perseguidos pelos lobos Skoll e Hati, seriam alcançados e devorados por outro lobo chamado Managarm.

Os filhos de Loki marchariam sobre Midgard (o mundo dos homens) e ocorreria a batalha com os deuses. E Surtur, liderando os gigantes de fogo, destruiria a ponte que ligava Midgard e Asgard, e, então, todos seriam reunidos em Vígrídr, a grande planície onde ocorreria a batalha final.

Depois destes eventos, Heimdall, o guardião da ponte e de Asgard, soaria sua trombeta, e os deuses nórdicos reuniriam seus exércitos para a batalha, formado pelos deuses nórdicos, valquírias e os guerreiros escolhidos por Odin.

O desfecho dessa batalha decisiva foi narrado por Snorri Sturluson no registro conhecido como Gylfaginning (As Alucinações de Gylfi):

Odin liderará cavalgando com seu elmo dourado e uma bela cota de malha contra o Lobo Fenrir, e Thor lutará em frente, ao seu lado, mas não poderá ser de nenhuma ajuda a ele, pois ele terá as mãos cheias ao lutar contra a Serpente de Midgard. Freyr enfrentará Surtr e uma batalha dura haverá entre eles antes de Freyr cair, a causa de sua morte é que ele não possui aquela boa espada que ele deu a Skirnir. Então, o cão Garmr será solto, que está preso na caverna de Gnipa; ele é o maior monstro, ele batalhará com Týr, e cada um tornar-se-á o assassino do outro. Thor matará a Serpente de Midgard, e após dar nove passos desse local, então ele cairá morto na terra, devido ao veneno que a cobra jorrou nele. O Lobo engolirá Odin, esse será seu fim. Mas logo em seguida Vídarr seguirá em frente e colocará um pé sobre o maxilar inferior do Lobo; […]. Com uma mão ele agarrará a mandíbula superior do Lobo. Loki batalhará contra Heimdallr, e cada um será o assassino do outro. Em seguida, Surtr lançará fogo sobre a terra e queimará todo o mundo […].

Após a destruição do universo durante os eventos do Ragnarök, uma terra fértil ressurgiria do mar e seria repovoada por um casal de humanos que haviam sobrevivido, Lif e LifthrasirVidar e Vali, dois filhos de Odin, também sobreviveriam ao Ragnarök, assim como Modi e Magni, filhos de Thor. Por fim, Balder e Hödr ressurgiriam do mundo dos mortos. Conforme o relato de Sturluson, as coisas aconteceriam da seguinte maneira:

Nessa época, a terra emergirá do mar, verde e bela, então seus frutos surgirão da terra não semeada. Vídarr e Vali estarão vivos, uma vez que nem o mar nem o fogo de Surtr os terá ferido; e eles habitarão nas Planícies de Ida, onde Asgard estava antes. E então os filhos de Thor, Módi e Magni, irão para lá e eles terão o Mjölnir com eles. Depois Baldr irá para lá e, Hödr, vindos de Hel, então todos sentar-se-ão juntos e conversarão uns com os outros […].

No lugar chamado Bosque de Hoddmímir se esconderam durante o Fogo de Surtr dois da raça humana, que são chamados assim: Líf e Lifthrasir, e de comida eles terão o orvalho da manhã. Deles virá uma descendência tão numerosa que todo o mundo será povoado […].

Via:

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.