no

Quem foi Ártemis? – Mitologia Grega

Quem foi Ártemis
Quem foi Ártemis

Quem foi Ártemis?

A mitologia grega é uma presença constante da cultura ocidental. Diversos livros e filmes evocam referência dos mitos criados pelos gregos. Entretanto, alguns deuses são mais famosos do que outros. Por exemplo, você sabe dizer quem foi Ártemis?

Deusa da caça, da Lua, da castidade, do parto e da vida selvagem, Ártemis é muito menos conhecida do que o seu irmão gêmeo, Apolo. Na versão romana do mito, a deusa tem o nome de Diana. Ela é a líder das Amazonas. 

Pode parecer estranho que a deusa da castidade seja também a deusa do parto. Entretanto, isso se explica pela sua origem. No dia de seu nascimento, Ártemis veio ao mundo e sua primeira ação foi auxiliar no nascimento de seu irmão, Apolo. 

Os dois são fruto de uma relação extraconjugal de Zeus e nasceram isolados na ilha de Delos para se esconder da fúria de Hera. Por isso, que a mãe precisou da ajuda da recém nascida na hora do parto. 

Enquanto Apolo se tornou deus do sol, sua irmã gêmea foi nomeada a deusa da lua. Isso pelo fato de que a mãe dos dois era Leto, filha dos Titãs Febe e Céu. 

Quem foi Ártemis na proteção de jovens mulheres?

Na mitologia grega, Ártemis não é conhecida por ser clemente com quem peca contra seus princípios. Por isso, foi fácil determinar também que ela fosse a protetora de jovens mulheres. 

A deusa optou pela castidade e recusou todos os pretendentes que tentaram desposá-la. Além disso, ela matou os homens que tentaram violá-la. E o mesmo valia para todo os homens que ousaram importunar suas ninfas ou outras jovens mulheres que apelaram para a deusa em um momento de dificuldade. 

O mito de Ártemis também dizia que ela fornecia uma morte rápida e sem tanta dor para as mulheres que morriam durante o parto. 

Deusa da caça

Ártemis era uma caçadora talentosa, provavelmente a melhor entre os deuses. Assim como seu irmão, ela era fã do uso do arco e da flecha. Orgulhosa de suas habilidades de caça, mas justa com os animais, ela também tinha seus protegidos na fauna. 

Por isso, ela matou dois homens que desafiaram seus talentos e seus animais. Um dos homens foi Agamemnon que caçou e feriu um dos animais protegidos por Ártemis. 

O outro foco de sua ira foi Adonis, mas para esse mito existem duas versões diferentes. 

Em uma versão Ártemis matou Adônis depois que ele se vangloriou por ser um caçador melhor do que ela.

 Por outro lado, há uma versão do mito que diz que Adônis era o preferido de  Afrodite. A deusa do amor teria matado Hipólito – o favorito de Ártemis – e, por isso, a deusa se vingou por meio da morte de Adônis. 

Outra vítima da caça de Ártemis foi a ninfa Calisto. Enganada por Zeus – que se fez passar por Ártemis –  a jovem acabou engravidando e gerando a ira de Hera que a transformou em urso. Sem saber que se tratava de uma de suas ninfas, Ártemis a matou, mas salvou o bebê. 

Além disso, a vaidade da deusa da caça pode ter sido o motivo da morte de Órion

Ártemis e Órion

Também existem duas versões dos mitos relacionados a Ártemis e Órion. Em uma das versões a deusa se apaixonou pelo rapaz, na outra ele tentou violá-la. 

Uma das possibilidades é de que Ártemis tenha se apaixonado por Órion a ponto de pensar em deixar de ser casta. Entretanto, isso gerou o ciúme de seu irmão, Apolo, que resolveu o problema de forma cruel. 

O deus do sol viu que o rapaz estava nadando no mar, mas muito longe para que alguém pudesse vê-lo e identificá-lo. Por isso, ele desafiou Ártemis e disse que ela não era boa o suficiente para acertar uma flecha naquele ponto distante. Orgulhosa, ela acertou e acabou matando Órion. Em desespero, ela pediu a Zeus que ele fosse imortalizado na constelação de Órion. 

A segunda versão do mito conta que o jovem rapaz tentou violar a deusa. Como lição, ela fez um escorpião sair da terra e atacar o Órion. Assim nasceram as constelações de Órion que lembra a força de deusa e de Escorpião – uma forma de agradecer ao animal. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Conheça: Supermãe que faz arte ao montar refeições

Acredita que estes incríveis desenhos foram feitos numa maquina de escrever?