no

Qual é a melhor música para estudar?

melhor música para estudar

Para conseguir melhores notas ou melhores resultados é preciso de concentração e foco. E enquanto alguns preferem o silêncio, qual é a melhor música para estudar?

Se você é um estudante como eu, há uma grande chance de você já ter pesquisado no Google “quais são as maneiras de melhorar os hábitos de estudo?” Nesse caso, a maioria dos resultados da pesquisa inclui ouvir música. Infelizmente, nem todos os tipos de música que ouvimos podem nos ajudar a obter uma nota boa nas provas.

Mas não se preocupe mais porque existe um gênero musical que é eficaz na hora de melhorar nossos hábitos de estudo. Mas tome nota de que cada pessoa possui um método de estudo que funciona melhor. Não existe uma fórmula única. Em outras palavras, o gênero de música que estou ouvindo pode não funcionar efetivamente para você.

Há muitas coisas que precisamos considerar ao ouvir música para nossos estudos. Um deles é o volume. Ouvir música muito alta pode nos distrair em vez de nos manter focados e relaxados.

Felizmente, a internet oferece aos usuários uma grande variedade de gêneros musicais que, acredita-se, aumentam sua motivação e concentração. Isso sempre dependerá de nossas escolhas pessoais, mas eu recomendo que você ouça os gêneros musicais listados abaixo.


Melhor música para estudar

música para estudar
Melhor música para estudar. Imagem: Reprodução.

Música eletrônica ou ambiente

Esta dica abrange música eletrônica de dança, música atmosférica e sons lentos. Muitos adolescentes e estudantes universitários gostam de ouvir música eletrônica nos últimos anos. O bom é que a maioria das músicas eletrônicas são conhecidas por melhorar nossos hábitos de estudo.

Então, se você também é como eu, que se sente mais motivado e inspirado a cada vez que ouço música eletrônica, recomendo fortemente que baixe ou adicione músicas eletrônicas às suas playlists!

Clássico

Ninguém deve subestimar o quão poderosas são as músicas clássicas. Ao ouvir o termo “retrô”, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Provavelmente não as canções feitas séculos atrás. A maioria de vocês pode não ser um grande fã de música clássica. Mas você sabia que ela proporciona inúmeros benefícios, principalmente para os alunos?

Ouvir música clássica pode aumentar os padrões de sono e reduzir o estresse. Se você perguntar qual compositor clássico eu sugiro, Mozart pode ser ótimo porque acredito que emite o Efeito Mozart, que é perfeito para estudantes que se preparam para os exames.   

Sim eu sei, provavelmente a maioria das pessoas concordaria que esta é a melhor música para estudar. Mas não é bem assim.

De acordo com alguns especialistas, acredita-se que a música criada por Mozart aumenta a capacidade mental de um aluno. Mas vários estudos refutam essa afirmação. 

Por outro lado, isso não significa que ouvir música de Mozart seja apenas uma perda de tempo. Às vezes, você pode encontrar algo nesse som que, sem dúvida, o inspirará.

Outros alunos disseram que poderiam se concentrar ainda melhor ouvindo música com instrumentos simples, enquanto alguns afirmam que estudam bem com uma orquestra completa tocando ao fundo. Como estudante universitário, acho que experimentar a música que você está ouvindo é uma ótima maneira de descobrir o que funciona melhor.

O Spotify e o YouTube têm várias listas de reprodução clássicas que você pode ouvir.

Jazz

Muitos entenderam mal o jazz como um gênero musical. A maioria pensa que o jazz tem tudo a ver com sons altos e grandes feitos por músicos que querem superar seus concorrentes. Claro, o jazz é um gênero que se concentra na música complexa e estrondosa. Mas não podemos negar que também nos deu centenas de faixas suaves.

Dois dos criadores de jazz mais populares, John Coltrane e Miles Davis, gravaram sua música de ritmo mais baixo, que é calma o suficiente para relaxar um aluno enquanto estuda.

Assim como as músicas clássicas, a maioria de vocês pode pensar que ouvir jazz é chato. Bem, isso pode ser uma vantagem, pois você não terá motivos para se distrair. Lembre-se, ouvir músicas que não o envolvam muito o ajudará a manter o foco. Em consonância com isso, sugiro que você ouça uma lista de música jazz e encontre o que mais lhe convier.

Som da Natureza

Pessoalmente, compreendo minhas anotações ainda melhor quando estudo em um ambiente livre de estresse e relaxante. Uma das melhores coisas que podemos fazer para sentir que estamos na natureza e ler nossos livros é ouvir o som da natureza.

O YouTube e o Spotify oferecem vários sons da natureza, incluindo o som de pássaros na floresta e chuvas suaves. O som da natureza é algo em que todo aluno pode se perder. Como a natureza produz sons menos perturbadores, há uma grande possibilidade de que os alunos respondam melhor a esses sons.

Além disso, procurar ou criar uma playlist da natureza pode ser feito em segundos. Em apenas uma única pesquisa no YouTube, você pode encontrar um som natural que pode durar mais de oito horas. Dentro desse tempo, você pode começar a navegar em suas notas e começar a estudar.

Rock Instrumental

A partir do momento, a maioria de vocês já notou um padrão. Eu recomendo que os alunos ouçam sons com letras mínimas porque são menos distrativos. É por isso que um dos gêneros musicais que costumo ouvir é o post-rock ou sons instrumentais.

Se você está procurando uma banda que produz música instrumental de classe mundial, você deve procurar por Polyphia and the Explosions in the Sky. Outras bandas que também experimentaram sons instrumentais incluem Pink Floyd e Led Zeppelin. O YouTube oferece alguns tipos de música nesta faixa, mas o Spotify pode oferecer milhões de músicas instrumentais.


Conclusão

Como mencionado, temos gostos musicais diferentes. Assim, nossa resposta ao som é diferente. 

Eu posso achar um gênero específico atraente para estudar, mas outros podem achar isso uma distração. 

Alguns alunos também preferem estudar sem som algum.

E tá tudo bem, no fim não existe melhor música para estudar do que a que você se sentir confortável!

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Chuva de meteoros em Maio

Chuva de meteoros visível no Brasil em maio

Psicólogo entrevistado pela Betway explica as idas e vindas nos relacionamentos