no

Produtividade: 5 dicas incríveis para manter a motivação

produtividade
produtividade

Produtividade

Todo mundo quer ter uma produtividade alta. Mas nem sempre isso é possível. Aliás, se nós falarmos com sinceridade, vamos admitir que é bem difícil. Por isso, separamos essas dicas incríveis para você manter a motivação. 

Você não se torna uma pessoa preguiçosa só por estar sentindo preguiça. Também não é um profissional pior por perder o foco ou se sentir sem motivação. Entretanto, é preciso encontrar formas de te animar. Afinal, sua vida profissional e até mesmo sua confiança pode depender disso. 

Portanto, vejamos essas dicas que podem ser muito úteis para você. É claro que se você estiver com algum problema sério como depressão ou burnout, você precisa de ajuda médica. 

Faça pausas de 15 minutos

A ideia de que você deve trabalhar à exaustão é errada e prejudicial à sua saúde. Tentar trabalhar sem pausas só vai te fazer ter problemas como o burnout. Além disso, vai atrapalhar a sua produtividade, afinal é impossível fazer um bom trabalho sentindo cansaço – especialmente se você atua em uma área criativa.

Leia também:  Criatividade: Como aumentar a sua?

Inclusive, existem estudos que comprovam que estudantes que fazem pausas têm menos estresse e melhores notas. Por isso, faça pausas de 15 minutos no seu dia. 

Você pode aproveitar essas pausas para comer algum lanche ou para fazer alongamentos. O importante é não trabalhar durante esses 15 minutos. 

Coma algo rico em dopamina

A dopamina é um neurotransmissor envolvido no controle – entre outras coisas – do humor e do prazer. Por isso, quando você fizer pausas para comer, aproveite para ingerir alimentos ricos em dopamina. 

Por exemplo: maçã, amêndoas, cacau, café etc. 

Organize seu dia em blocos manejáveis de produtividade

Você já sentiu que tem tanta coisa para fazer que nem sabe o que fazer? Então, é preciso evitar esse tipo de sentimento. A melhor forma de fazê-lo é encontrando uma forma de organizar o seu dia. 

Por isso, separe as atividades que você precisa fazer e estabeleça uma ordem para a realização dessas tarefas. Dessa forma, você perceberá de forma visual que o trabalho está diminuindo. Consequentemente, se sentirá com mais motivação. 

Para isso, você pode utilizar um planner ou um site como o trello.

Comece o dia com obrigações que você deseja evitar

Deixar as suas piores tarefas para o fim do dia é um erro. Afinal, isso só serve para tornar o nosso dia um tortuoso. Você vai passar horas se torturando, pensando em uma atividade que você não quer, mas precisa realizar. 

Por isso, organize o seu dia de forma que as piores obrigações sejam realizadas no começo da sua manhã. Vai ser muito mais tranquilo trabalhar depois disso!

Faça atividades para incentivar a concentração

Nós vivemos em um mundo no qual muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Por isso, a concentração é uma prática diária. Afaste-se do celular por alguns momentos e dedique-se a uma atividade de concentração. 

Você pode aproveitar para ler mais ou para montar um quebra cabeça. Seja como for, o importante é realizar esse exercício de se manter focado em alguma coisa específica. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Blackjack

Quem realmente inventou o Blackjack?

Memes: Veja como estão atualmente