Em 2020 a redução do consumo de carne voltou a ser uma pauta amplamente discutida.
Por isso, hoje vamos apresentar para você bons motivos para reduzir o consumo de carne e ainda sugerir algumas substituições que são deliciosas e vão te surpreender. Tudo isso para mostrar como reduzir o consumo de carne pode ser positivo e um ótimo hábito para se adotar no novo ano que está por vir.
Reduzindo o consumo por uma boa causa
Reduzir o consumo de carne traz impactos positivos para nossa saúde e também para a saúde do planeta.
Isso porque, estudos apontam que nós brasileiros consumimos muito mais carne do que deveríamos e com isso acabamos deixando de lado verduras e legumes.
E a produção desta carne consumida por nós, principalmente a carne bovina, tem impactos grandes no meio ambiente.
Esse consumo exagerado de carne pode acarretar algumas doenças e até mesmo, em longo prazo, aumentar os riscos de câncer.
Por isso, é preciso que passemos a arquitetar a diminuição do consumo buscando substituições que são gostosas, viáveis e não trazem tantos riscos ou impactos para a saúde e para o meio ambiente.

Pensando na redução do consumo de carne, foi criado o movimento chamado Segunda Sem Carne.
Que consiste não consumir carne durante o dia todo nas segundas-feiras. Por mais que pareça pouco, não consumir carne durante um dia inteiro na semana já faz uma grande diferença.
O movimento vem ganhando cada vez mais adeptos justamente por ser viável para muitos de nós.
Como substituir e ainda ser feliz?
Para além do costume do consumo de carne, muitas vezes acabamos tendo uma dependência por seu sabor e textura.
Pensando nisso, o mercado de produtos vegetarianos desenvolveu alternativas que se assemelham ao sabor da carne e podem ser facilmente encontrados no mercado.
Mas o mais interessante de reduzir o consumo de carne é justamente descobrir novos sabores, e valorizar como principais os alimentos que antes acompanhavam a carne nos nossos pratos.
Como o arroz, o feijão, a quinoa, a lentilha e o espinafre. Todos estes são alimentos ricos com proteína que costumam ser servidos junto com a carne e por isso acabamos não valorizando tanto seu potencial.

Aumentar o consumo de ovo e leguminosas e grãos de um modo geral pode ser uma alternativa ótima e barata.
Outras alternativas
Se reduzir o consumo de carne de um modo geral for muito difícil para você, não tem problema.
A diminuição do consumo de carne vermelha e substituição dela por ovo, carne de frango e peixe já é uma ótima saída e diminui muito os impactos na saúde e no meio ambiente.

Fazer da redução do consumo de carne é um novo hábito só trará benefícios para você e para o mundo.
Comentários
Loading…