no

Por que os leitores, cientificamente são as melhores pessoas para se ter um romance

Não é novidade que os livros são um diamante para o seu cérebro. Embarcar em páginas, palavras e imaginação é o melhor presente que você pode dar à sua mente.

4079398452_c80cf74ea3

O hábito da leitura pode trazer mudanças significativas para a sua inteligência, seu estado de ânimo e a sua bagagem cultural. Mas estudos científicos comprovam que os leitores são as melhores pessoas para se apaixonar. Descubra o porque!

Durante a leitura, é possível encontrar respostas para os anseios que permeiam a sociedade, viver histórias e ir a lugares nunca antes imaginados. É também uma ótima maneira de melhorar a habilidade comunicativa e ficar mais articulado, considerando que ler é uma forma de estarmos em contato com novas palavras, praticando o uso correto da gramática e desenvolvendo a memória.
Sendo assim, não há como ir contra a ideia de que conversar com quem gosta de ler pode ser muito mais interessante. É bastante comum, em um primeiro momento, não nos sentirmos atraídos por alguém, mas depois de uma boa conversa tudo mudar e… a pessoa se tornar mais atraente.


Isso acontece porque a inteligência é algo que nos atrai e existem até estudos científicos que provam que as pessoas que leem são os melhores tipos para se apaixonar. De acordo com uma pesquisa da Universidade de York, no Canadá, pessoas que gostam de ler ficção têm maior capacidade de sentir empatia e desenvolver o que chamam de “Teoria da Mente”.
A “Teoria da Mente” é a habilidade de conseguir entender e aceitar diferentes opiniões, crenças e interesses. Segundo os pesquisadores, os leitores têm essa habilidade mais desenvolvida porque conseguem vivenciar as situações por outros olhos: os olhos dos personagens de seus livros.

A escritora americana Lauren Martin publicou um artigo sobre esse assunto, chamado “Why Readers, Scientifically, Are The Best People To Fall In Love With”. Confira abaixo os argumentos que ela usa para explicar essa tese:

ELES NÃO VÃO FALAR COM VOCÊ. ELES VÃO CONVERSAR COM VOCÊ. De acordo com o artigo, os leitores escreverão cartas e versos. Como eles conseguem escrever melhor e se expressar melhor, não dão respostas simples, mas apresentam pensamentos profundos e teorias intensas.

ELES NÃO APENAS TE ENTENDEM. ELES TE COMPREENDEM. Segundo o psicólogo David Comer Kidd, da New School for Social Research, “o que os autores fazem de maravilhoso é transformar você no escritor. Na literatura de ficção, a incompletude das personagens faz com que sua mente tente entender a mente de outros”. Desta forma, os leitores desenvolvem a capacidade da empatia e buscam entender diferentes pontos de vista.

ELES NÃO SÃO APENAS INTELIGENTES. SÃO SÁBIOS. Quem não gosta de conversar com alguém cheio de assunto? Leitores não só adquirem mais sabedoria como também melhoram a memória e a capacidade de detectar padrões. Segundo a autora, “se você namora alguém que lê, então você também viverá milhares de vidas diferentes.”

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Paisagens inspiradas nas memórias da infancia de um jovem de 17 anos

Artista cria desenho por um ano só usando canetas velhas