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Parar de fumar: como lidar com a abstinência

parar de fumar
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No dia 31 de maio foi celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. Nós sabemos que parar de fumar não é fácil, mas é importante. Por isso, separamos algumas dicas para quem está com dificuldade de lidar com a abstinência. 

Se você está com problemas para parar de fumar saiba que isso não é um problema apenas seu. Também é importante não dar ouvidos a pessoas que dizem que é “falta de vontade”. Não é.  

Por mais que esteja difícil, saiba que você conseguirá. As dicas que nós daremos hoje são apenas para te ajudar um pouco.

Busque auxílio médico

Você não precisa passar por esse processo sem ajuda. Por isso, consulte-se com um médico para conseguir aliviar os sintomas que você pode estar sentindo. Um clínico geral poderá te indicar um tratamento. Além disso, ele pode te indicar um especialista com o qual você poderá se consultar. 

Converse com que é próximo a você

O apoio de quem te ama é fundamental nesse momento. Por isso, é importante que todos saibam que você está tentando parar de fumar. Entretanto, só converse sobre isso com pessoas que sempre te colocam para cima. Afinal, às vezes nós convivemos com pessoas tóxicas. 

Leia também: 5 sinais de que seu amigo é tóxico

É importante que as pessoas entendam que você poderá ficar sensível. Inclusive, é bem provável que você fique estressado e precisa de compreensão, afinal, não é sua culpa. 

Faça atividades físicas

Atividades físicas liberam hormônios de prazer. Por isso, essa prática reduz a sensação de ansiedade que pode ser causada pela falta do cigarro. 

Nem todo mundo gosta de praticar exercícios físicos. Portanto, é fundamental que você encontre alguma atividade que te satisfaça. 

Você gosta de dançar? Então é um bom momento para começar. 

A água e a alimentação são suas amigas

Ter água sempre com você e pequenas porções de comida é muito importante. Essa é outra forma de aplacar a ansiedade. Afinal, se você sentir a vontade de fumar, pode beber água ou comer alguma coisa gostosa. 

Dessa forma você poderá enganar um pouco o seu cérebro. 

Pense nos pontos positivos

O que você está ganhando ao parar de fumar? À noite, todos os dias, faça uma lista com essas vantagens. Você pode anotar quanto dinheiro economizou no dia e também escrever se já está se sentindo melhor. 

Lembrar das pequenas vitórias diárias é fundamental para te dar força. Lembre-se: o processo é lento, mas todo dia você avança um pouco mais.

Fontes 1 e 2

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