no

Ouvir música ajuda na concentração?

como ouvir música pode melhorar sua concentração

Você provavelmente já ouviu em algum lugar que ouvir música pode ajudar na concentração. Mas será que isso é verdade? Que tipo de música é melhor?

Estar focado pode desempenhar um papel crítico em nosso sucesso. Pode aumentar nossa produtividade, produzir um trabalho de qualidade, nos manter motivados para lidar com um projeto diferente e reduzir o estresse. 

Manter o foco, no entanto, torna-se mais desafiador do que nunca. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Udemy, mais de 70% dos funcionários se sentem distraídos no trabalho. Especialistas também dizem que um funcionário médio de mesa perde aproximadamente 2,1 horas por dia com interrupções e distrações. 

Inclusive, se você tem dificuldades em se concentrar em uma sala de aula barulhenta, já fizemos um post aqui que pode te ajudar!

A boa notícia é que existem maneiras úteis de se concentrar em uma tarefa específica. Ouvir música clássica, em particular, pode aumentar o foco com base em um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford

Os cientistas revelaram que isso pode ajudar o cérebro a absorver e até interpretar novas informações mais rapidamente do que pessoas que não ouvem músicas. 

Agora, qual é a ciência por trás disso? Como e por que isso ajuda? Quando é bom ter música? Que tipos de música ouvir? Quais são os outros benefícios do streaming de músicas? Você conhecerá todos eles neste guia. Continue lendo para mais.


A música pode realmente melhorar a concentração, de acordo com especialistas 

musica ajuda a concentração
Imagem:Unsplash

Todos os dias, enfrentamos várias distrações, e isso é normal. Mas aqui está a coisa. É complicado ficar mentalmente alerta por horas todos os dias. 

É claro que, se você estiver no escritório ou na escola, tentará ao máximo se concentrar. E se nada acontecer depois de tudo que você fez? Isso pode ser terrível e frustrante. 

Mas diga adeus a esse desconforto transmitindo para sua lista de reprodução favorita. 

De acordo com o cientista Tram Nguyen, o desempenho da memória é melhor ao ouvir música negativa de baixa excitação, conhecida por ritmos lentos e melodias que incitam um sentimento de desânimo. Mas a música de fundo não teve efeito sobre os outros participantes. 

Uma pesquisa de 2007 sugeriu que a música poderia envolver nosso cérebro de tal forma que o treinasse para absorver novas informações, prestar mais atenção a cada evento, fazer interpretações e até melhorar as habilidades de raciocínio. 

Outro estudo, com a participação de 41 meninos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), resultou em melhor desempenho, principalmente em sala de aula. A música de fundo, infelizmente, distraiu os demais participantes, o que não é incomum. 

Quando nos concentramos em uma tarefa específica, usamos apenas uma parte do nosso cérebro. Não é surpresa que perdemos a concentração. Pelo contrário, ouvir música é uma das atividades que nos permite usar os dois lados do cérebro, evitando que percamos o foco. 


Quando é bom ouvir sua lista de reprodução de música? 

ouvir musica ajuda a concentrar
Imagem: Unsplash

Na verdade, não existe uma regra de quando ouvir músicas. Se você se sente para baixo ou tem dificuldade em se concentrar, a música tem um efeito calmante que pode melhorar seu humor e concentração. 

Mas quais são as tarefas comuns em que você pode estar fora de foco? Boa pergunta, e você está no lugar certo. 

Estudo

Quem fica estressado ao se preparar para um exame importante? Levante sua mão. Está tudo bem, e não há nada para se envergonhar. 

Mas o que você faria agora, já que não podia se dar ao luxo de falhar? Por que você não tenta ouvir música enquanto estuda? 

Pesquisas indicaram que o streaming de músicas cria um efeito positivo no cérebro esquerdo e direito, levando nossa capacidade de aprendizado e memória a outro nível. 

Trabalhando

Você sabia que aproximadamente 40% do dia de trabalho de um funcionário é gasto em algo não produtivo? 

Isso é muito. Embora tenha causado milhões de dólares às empresas, também tem um grande impacto em você como funcionário. 

Automaticamente, causará muito estresse com o qual é difícil lidar. Imagine se você tiver uma pilha de trabalhos em papel ou apresentações de negócios para terminar. Isso pode ser deprimente. Então, deixar sua improdutividade desacompanhada pode levar à insatisfação, ou pior, à resignação. 

Antes que essa situação aconteça, pegue seu telefone e fones de ouvido. Em seguida, toque no botão de reprodução da sua lista de reprodução de música. Você vai sentir uma grande diferença com certeza. 

Lendo 

É sempre divertido ler uma autobiografia ou um romance. Mas nada melhor do que ler enquanto seus fones de ouvido estão ligados, certo? 

Um romance romântico com algumas canções de amor é uma combinação perfeita. Se você ficar entediado com isso, você pode tentar algo otimista definitivamente. 


Que tipos de música ouvir 

como melhorar sua concentração ouvindo música
Imagem: Unsplash

Existem várias músicas que certamente melhorarão a concentração, dificultando seu processo de seleção. Mas não há nada para se preocupar, pois as seguintes são suas melhores escolhas. 

Pop 

Muitas pessoas pensam que as músicas pop são apenas otimistas e animadas. Mas lembre-se de que esse gênero de música vem em diferentes estilos musicais, dependendo do que você selecionar. A música pop ocidental será o seu melhor. Mas ao longo dos anos, o K-pop vem ganhando imensa popularidade. Você pode experimentá-lo também se quiser algo único. 

Azul e Jazz 

Blue e jazz estão entre os outros gêneros de música que você não deve perder. O que a maioria das pessoas adora neles é a mudança inesperada nas melodias, o que pode aumentar seu estado de alerta e criatividade. 

Esteja você fazendo uma tarefa imaginativa ou lógica, ouvir blues e jazz pode fazer uma grande diferença. 

Clássico 

Clássico é outro gênero que a maioria das pessoas fala quando se trata de concentração. Acredita-se que suas melodias melódicas abstratas podem estimular tipos específicos de ondas cerebrais. 

Mas como o pop, seu ritmo lento pode deixar alguns sonolentos. Nem toda peça clássica é assim, no entanto. Apenas tome cuidado ao procurar um para baixar em plataformas populares online. Você também pode pedir ajuda de amigos para economizar seu tempo. 


Outras vantagens da música 

vantagens da música
Imagem: Unsplash

Além de melhorar o foco de um indivíduo, abaixo estão os outros benefícios de ouvir músicas: 

Uma boa fonte de motivação – Um estudo de 2019 descobriu que a música pode ativar centros de recompensa no cérebro, que se acredita fornecer motivação. 

Ele vem com um efeito de mudança de humor – pode reduzir não apenas o estresse, mas também garantir uma mentalidade positiva. 

Uma nova maneira de melhorar suas habilidades de memorização – mas pode não funcionar para alguns. 

Quer saber outras informações divertidas? Por favor, sinta-se livre para navegar em nosso site.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
jogos de tabuleiro

6 jogos de tabuleiro para treinar seu cérebro

Chuva de meteoros em Maio

Chuva de meteoros visível no Brasil em maio