no ,

Dança do Caixão – Origem do Meme

Sobre

A dança do caixão se refere à uma cena onde um grupo de Ganenses carregadores de caixões dançam durante o trabalho. Em março de 2020, uma montagem onde a cena foi reproduzida em conjunto com a música “Astronomia”, do artista Tony Igy, viralizou em todas as redes sociais quando passou a ser utilizada comicamente como encerramento de videos de fim supostamente trágico

Origem

O primeiro video a ser utilizado nessa onda viral possui cerca de 5.4 milhões de visualizações foi publicado no Youtube pela Travelin Sister no dia 22 de Janeiro de 2015, nesse video, a usuária retrata o trabalho dos carregadores de caixão dançando em uma cerimônia.

Em 27 de Julho de 2017 a BBC News Africa publicou uma reportagem no YouTube sobre o a dança do caixão e bateu a marca de 11 milhões de visualizações

Outro video polemico foi postado no Facebook pela usuária Bigscout Nana Prempeh no dia 2 de Maio de 2019, onde os dançarinos acidentalmente deixam um caixão cair durante uma performance.

É desconhecida a primeira publicação do video em conjunto com a música “Astronomia” do artista Tony Igy. No dia 26 de Fevereiro de 2020 o então usuário do TikTok “khvichagoga” publicou o primeiro registro conhecido do meme já em sua forma final, porém, o video possui origem desconhecida até hoje.

@khvichaa

##fyp ###foryou ##follow ##global

♬ original sound – khvichagogava

Propagação

O meme teve sua propagação impulsionada primeiramente por usuários do TikTok, onde diversas montagens foram feitas utilizando o video como um desfecho cômico em situações que implicavam em uma tragédia iminente, porém, foi questão de poucos dias até a montagem também circular em massa por todo o Twitter, Facebook e YouTube.

Exemplos

Publicado no dia 6 de Março de 2020 pelo usuário do TikTok ‘Trickshots’

@.minh_hieu

♬ original sound – khvichagogava

Publicado no dia 12 de Março de 2020 pelo usuário do TikTok ‘xacamnhuong’

@xacamnhuong

🤣🤣🤣

♬ original sound – khvichagogava

Publicado no dia 14 de Março de 2020 pelo usuário do TikTok ‘.minh_hieu’

@.minh_hieu

♬ original sound – khvichagogava

Aparições notáveis

No dia 4 de Maio de 2020, a BBC News Africa publicou outro video onda deu sequencia à primeira reportagem sobre o grupo Ganense. No video, o grupo comenta sobre o sucesso viral e a pandemia do novo Coronavírus.

Nesse mesmo dia, o integrante ‘Benjamin Aidoo’ publicou em seu Twitter uma mensagem de agradecimento para todos os agentes da saúde responsáveis por enfrentar a pandemia de Covid-19. No final, Benjamin brinca “Fique em casa ou venha dançar com a gente”, alertando sobre os perigos de quebrar a quarentena.

No dia 26 de Maio de 2020, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua pagina oficial do Facebook uma versão do meme como ataque à sua oposição politica, Joe Biden.

Histórico de Pesquisa

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Hacker alemão cria um piano de salsicha – e FUNCIONA!

18 objetos que mostraram sua verdadeira face