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O que NÃO DIZER a alguém com ansiedade

ansiedade
Unsplash / @notso

Conheça dez coisas para não dizer a alguém com ansiedade e aprenda a lidar com quem sofre com a doença.

Você conhece alguém que luta contra este mal?

Na verdade, eu nem precisava fazer esta pergunta. Claro que você conhece alguém que passa por esta situação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o brasileiro é o povo mais ansioso do mundo. Aproximadamente 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.

Mas nós sabemos que esta doença afeta o mundo todo. A organização sem fins lucrativos Anxiety UK afirma que mais de 1 em cada 10 pessoas provavelmente terá um ‘transtorno de ansiedade debilitante’ em algum momento de suas vidas. Portanto, se você conhece pelo menos dez pessoas, é provável que conheça alguém que tem ansiedade. 

E se você não conhecia ninguém com este quadro antes, agora você me conhece; uma pessoinha com muitos anos de experiência em sofrimento de ansiedade. Como vai?

Assim como várias outras pessoas que enfrentam esta doença, eu já ouvi muitas frases ditas por amigos e familiares- que embora tinham uma boa intenção, acabaram na melhor das hipóteses sendo inúteis ou fazendo com que eu me sentisse muito pior.

Com isso em mente, preparamos uma lista com dez coisas para NÃO DIZER a alguém com ansiedade. 

1. “Calma!”

Dizer a alguém com ansiedade para se acalmar é como dizer a alguém com uma crise alérgica para parar de espirrar. 

Se olharmos para seus fundamentos, a ansiedade envolve estar em um estado de estresse constante ou quase constante. 

É uma sensação profundamente desagradável e, se alguém com ansiedade fosse capaz de se acalmar simplesmente ao receber o comendo, faríamos isso sem questionar. 

Mas não podemos, porque nossa ansiedade não nos deixa. 

Além disso, algumas pessoas acham que receber ordens para se acalmarem aumenta sua ansiedade, pois ficam frustradas ou se sentem culpadas por não conseguirem fazer o que lhes foi pedido.

2. “Está tudo na sua cabeça”

É sério isso? Porque eu pensei que pelo menos parte dele estava localizado na minha nádega esquerda. 

Mas, falando sério, essas são provavelmente algumas das palavras de sabedoria mais inúteis que alguém com ansiedade é forçado a ouvir. 

Nós sabemos que é tudo em nossas cabeças. Nós sabemos os nossos sintomas acontecem porque nossos cérebros estão hiper-conscientes e brincando com a gente. Mas, quando nos dizem que tudo está em nossas cabeças, fica implícito que o que estamos sentindo é, de alguma forma, uma história de terror fictícia que inventamos para nosso divertimento pessoal. 

Isso é 100% falso. 

A ansiedade não é divertida e não é um faz-de-conta lúdico. É uma realidade terrível, onipresente e infernal experimentada por milhões e milhões de pessoas. 

Parafraseando Alvo Dumbledore, é claro que está tudo em nossas cabeças, mas por que isso deveria significar que não é real?

3. “Não é pra tanto”

Sempre que ouço esta frase e seus derivados, minha vontade é responder com um sarcástico “você está certo. E agora que você acabou de invalidar completamente meus sentimentos e minha doença mental, vai pra … ”. 

Embora as coisas que preocupam as pessoas ansiosas possam parecer triviais, para nós, elas são tudo menos isso. 

Estamos cientes de que nossos medos e nossos pensamentos muitas vezes são irracionais, mas não podemos controlar como essas coisas nos afetam. É assim que funciona a ansiedade. 

Ao dizer que as coisas que tememos não são grande coisa, você está  sugerindo que nossa ansiedade e o sofrimento que suportamos como resultado de nossa ansiedade também não é grande coisa.

4. “Tudo ficará bem”

Certamente posso ver como isso parece uma coisa reconfortante de se dizer, e às vezes é. 

Mas aqui está o problema: nem sempre pode ser garantido que tudo ficará bem, e se algo der errado, qualquer afirmação anterior de que “tudo ficará bem” torna-se completamente invalidada na mente do sofredor de ansiedade. 

O que eu sugeriria dizer é: “É improvável que algo dê errado, mas se der, você pode resolver isso”. Dessa forma, você estará cobrindo todas as bases.

5. “Eu sei como você se sente”

De todas as frases deste post com o que não dizer a alguém com ansiedade, esta é um verdadeiro recorde.

Mas não, você não sabe. Se você não sofre da doença você realmente não sabe, me desculpe. 

A menos que você mesmo tenha ou tenha tido ansiedade, não é possível entender como ela é. 

Imagine um não asmático dizendo a um asmático que ele sabe o que é ter asma e que você tem uma ideia geral de como é ouvir “Sei como você se sente” por alguém que nunca teve ansiedade. 

É um insulto e banaliza a realidade da nossa condição.

6. “Vamos sair pra beber; Você se sentirá melhor”

o que não dizer a alguém com ansiedade
Unsplash / @gift_habeshaw

É prática padrão em nossa cultura oferecer uma bebida alcoólica a alguém quando está triste, cansado, zangado ou alguma outra emoção negativa. 

E devo admitir, às vezes funciona muito bem no curto prazo. 

Mas a ansiedade não é uma variação de humor de curto prazo. É constante e implacável, e tentar acalmar a ansiedade de alguém com álcool só funcionará por algumas horas antes de ficar sóbrio, a ressaca passar e eles se sentirem ansiosos novamente. 

Existem maneiras melhores, mais saudáveis ​​e mais duradouras de tratar a ansiedade, e tentar resolver o problema com o álcool convida ao risco de vício e / ou dependência.

7. “Outras pessoas estão sofrendo de condições muito piores”

Gosto de chamar esse movimento de “Cale a boca e pare de reclamar, sua vaca egoísta”, porque é exatamente isso que ouço sempre que alguém diz isso. 

A ansiedade nos faz sentir muitas coisas (preocupação, medo, pânico, etc.), e uma emoção que sentimos e que não atrai muita atenção é a culpa. 

Pessoalmente, eu me sinto culpada quase sempre por estar ansiosa e acabo ficando ainda mais ansiosa pensando no quanto eu posso estar sendo egoísta.

Nós sabemos que existem pessoas lá fora que lidam com estas mesmas coisas, ou coisas piores, que  aconteceram com elas. 

Acredite em mim, apontar isso só aumenta a culpa que já estamos sentindo.

8. “Você deve tentar meditação / ioga / veganismo / etc”

Não estou aqui para negar o potencial de qualquer uma dessas atividades em ajudar pessoas com ansiedade. A meditação, por exemplo, é conhecida por fazer maravilhas. 

No entanto, não é garantido que funcione para todos, e se você empurrar um ente querido para alguma atividade em particular, só para ele descobrir que não funciona, pode ser frustrante. 

Na verdade, a pessoa pode se sentir como um fracasso total por não extrair nada da atividade, o que pode tornar sua ansiedade pior do que antes. 

Sinta-se à vontade para sugerir diferentes atividades para controlar a ansiedade, mas certifique-se de não pressioná-los a fazer nada que eles não queiram fazer.

9. “Por que você não me conta o que está errado?”

Pode ser difícil para nós, que sofrem de ansiedade, comunicar nossos sentimentos. 

Podemos ficar constrangidos ou envergonhados por estarmos ansiosos. Podemos não ter palavras para explicar nossa ansiedade de maneira adequada. E, sim, às vezes podemos não querer dizer a certas pessoas em nossos grupos de amizade / família o que estamos sentindo, por qualquer motivo. 

Claro que é frustrante quando você quer ajudar alguém de quem você gosta e essa pessoa não está lhe dizendo o que está errado, mas fazê-la se sentir culpada por seu silêncio não vai ajudá-la em nada. 

Em vez disso, diga a eles que você está ao seu lado se precisarem de você e, se eles não entrarem em contato com você, não leve para o lado pessoal. 

A decisão de falar sobre isso cabe a eles, e somente a eles.

10. “Mas de novo?”

Eu entendo: a ansiedade é estranha. Os sentimentos são estranhos e podem ser uma verdadeira montanha russa.

É tentador tentar aliviar o constrangimento de presenciar uma crise com um pouco de humor. “Opa, aí vem mais um ataque de ansiedade”.

E, sim, algumas pessoas com ansiedade gostam quando um pouco de humor é aplicado a isso. 

Mas é importante não tratar levianamente a situação de uma pessoa a menos que você tenha absoluta certeza de que ela concordará com você. 

Porque, para muitos de nós, o humor nestas horas pode sugerir que você acha que nossos medos, nossos sentimentos e nossa doença são bobos. Com isso você invalida coisas que são muito reais e muito sérias para nós, e você torna altamente improvável que algum dia confiaremos em você novamente para lidar com nossos problemas de ansiedade.

Embora este guia de frases com o que não dizer a alguém com ansiedade forneça orientações úteis para qualquer pessoa que deseja apoiar alguém com o transtorno, a coisa mais importante a lembrar é que não existem dois casos de ansiedade iguais. 

A melhor maneira de aprender como ajudar alguém com ansiedade é reservar um tempo e aprender como a ansiedade dessa pessoa funciona. A partir daí, você pode descobrir a melhor forma de apoiar seu ente querido junto com ele.

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