no

O que fazer na quarentena? Dicas para não surtar

O que fazer na quarentena?
O que fazer na quarentena?

Quarentena, isolamento e danos

Muita gente já saiu da quarentena. Mas ainda há muitas pessoas seguindo esse isolamento que parece não ter fim. Quanto mais o tempo passa, mais entediadas os isolados ficam. Por isso nós separamos algumas dicas para te ajudar a não surtar. 

Alguns estudos apontam que o isolamento social pode causar danos psicológicos. De acordo com uma publicação da Unifesp, as pessoas isoladas podem passar por uma série de fases. Elas são caracterizadas por:

  • 1ª fase: estresse agudo. O medo da pandemia e de sofrer contaminação pela doença, gera desequilíbrios hormonais, inflamatórios e neuroquímicos;
  • 2ª fase: relacionada ao confinamento. Torna-se fácil a pessoa apresentar sensações de desamparo, tédio e raiva pela perda da liberdade;
  • 3ª fase: relacionada a perdas financeiras e emocionais. As pessoas que atingem essa fase passaram por perdas significativas e, por isso, devem ser observadas, pois os danos psicológicos podem causar problemas graves, incluindo estresse pós traumático. 

Entretanto, existem formas de combater os danos psicológicos que a quarentena pode causar. Para isso você precisa encontrar formas de se manter em conexão com seus amigos e parentes. Além disso, é fundamental encontrar atividades para realizar nesse período. 

Os médicos também recomendam que a pessoa estabeleça uma rotina diária que inclua a troca de roupa e outras pequenas ações como pentear o cabelo, se barbear, utilizar maquiagem etc. 

Se você ainda não descobriu o que fazer na quarentena ou quer encontrar outras atividades para realizar, siga esse post. Afinal, nós temos várias dicas para você não surtar. 

Aprenda um novo idioma

Se você é daquelas pessoas que sempre quis aprender um novo idioma, mas nunca conseguiu tempo, essa pode ser uma oportunidade. Existem plataformas gratuitas para quem quer aprender, como a Kultivi e o Duolingo. 

Além disso, você pode aproveitar para contratar um professor particular que te dê aulas online. Não se esqueça que o YouTube também possui uma série de youtubers que ensinam idiomas. 

Também é importante que você consuma conteúdos do idioma que você quer aprender. Portanto, assista a filmes e séries e escute músicas no seu novo idioma. 

Leia livros

Ler é uma atividade prazerosa e, além disso, pode auxiliar muito na sua vida profissional. Ler livros vai te ajudar a dormir melhor – coisa que está sendo difícil nesta quarentena. Além disso, esse hábito fará com que o tempo pareça passar mais rápido.

A leitura de livros também aumenta o poder imaginativo do seu cérebro. Ou seja, ajuda a ampliar os seus pontos de vista e, consequentemente, a sua criatividade

Por isso, também é recomendável que você não leia apenas livros relacionados ao seu trabalho. 

Pratique atividades físicas 

Fazer atividade física libera o hormônio da endorfina e, por isso, dá ao seu cérebro e ao seu corpo a sensação de prazer. Portanto, é fundamental que você faça um pouco de atividade física em casa. 

Além disso, é muito fácil engordar durante a quarentena. A sensação de estar ganhando peso pode deixar as pessoas mais tristes e deprimidas. Isso é outro fator que torna importante a prática de atividades físicas nesse momento tão difícil. 

Medite 

A prática da meditação – diferente do que muita gente pensa – não está relacionada a uma religião. Por isso, não se preocupe com o  aspecto religioso para poder meditar. 

Essa prática é um treino para o cérebro e te ajuda a sofrer menos durante esse período. Portanto, as pessoas deveriam investir mais na meditação. Para começar, você pode utilizar vídeos do YouTube e, além disso, aplicativos. 

Para saber mais sobre meditação, assista a uma minissérie da Netflix chamada Explicando: a mente.

Assista a filmes e séries

Falando em Netflix é preciso lembrar que há uma quantidade enorme de filmes e séries que você pode assistir. Essa também é uma forma de fazer o tempo passar e, além disso, aumentar a sua criatividade. 

Portanto, não deixe de separar um tempo do seu dia para filmes e séries. Se você não sabe o que assistir, peça ajuda para os seus amigos. É bom que você poderá discutir esses filmes e séries com seus amigos, garantindo que você terão mais assuntos para conversar, ou seja, mantendo você menos isolados. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

8 detalhes pequenos que dizem muito sobre alguém

4Head (Emote da Twitch) – Origem do Meme