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O que é síndrome de burnout e como se prevenir

A tradução literal da palavra burnout é “combustão completa”, mas esse termo é usado para se referir mais precisamente a um esgotamento muito grande.

Ou seja, quando essa combustão completa acontece em nós, mais precisamente em nosso cérebro.

É importante falarmos e entendermos sobre o burnout

visto que, neste momento de pandemia pelo qual estamos passando, ele tem se tornado cada vez mais comum.

Aqui nós vamos te explicar o que é a síndrome de burnout, como evitá-la e também se há como prevenir para que ela não aconteça.

O que é burnout?

A síndrome de burnout está diretamente relacionada com a quantidade de trabalho,

qualidade do tempo de descanso e também condições de trabalho desgastantes.

Isso implica no fato de que algumas profissões têm uma maior tendência a desenvolver a síndrome, como os professores por exemplo.

Justamente por ser causada por um desgaste emocional e físico, a síndrome não aparece de um para outro.

Ou seja, vamos tendo sinais do nosso e da nossa mente, apontando que o esgotamento está próximo e é nesses sinais que devemos estar atentos.

Sinais e sintomas

A síndrome de burnout só poder ser diagnosticada após uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra,

mas existem alguns sinais e sintomas que podem caracterizar o problema.

 Irritabilidade; mudança brusca de humor; lapsos de memória; dificuldade de concentração; pessimismo; baixa autoestima;

vontade de se ausentar do trabalho; quadros muito intensos de ansiedade e depressão; falta de apetite; insônia.

Todos esses são possíveis sinas e sintomas da síndrome.

Seus sintomas se semelham bastante aos de casos de depressão e ansiedade,

por isso é preciso estar sempre atendo e buscar apoio psicológico de um profissional para poder identificar o problema.

Como prevenir a síndrome de burnout

Uma das maneiras mais eficientes de prevenir a síndrome é estar em dia com a terapia.

Estarmos em constante acompanhamento com um profissional da psicologia,

além de trazer benefícios para todas as áreas de nossas vidas, nos ajuda a prevenir problemas maiores como o  burnout.

Buscar organizar seu tempo e suas atividades também pode ajudar na hora de se desgastar menos.

Esteja cercado por quem você ama e por quem te apoia, assim fica muito mais fácil enfrentar os desafios do dia a dia.

Se você se identificou com alguns dos sintomas do burnout fique atendo e busque ajuda, a síndrome tem cura.

O que você acha?

Written by Lua Koepsel

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