Followers

O que aconteceria se todo mundo virasse vegano?

07 dez, 2017
2484 Views

Você já parou pra pensar no que aconteceria se todo mundo de repente virasse vegano e começasse a se importar mais com nossos amiguinhos animais?

Trouxemos para vocês algumas curiosidades sobre os impactos tanto positivos quanto negativo que teríamos no mundo, dá uma olhada!

Já que não seria mais preciso desmatar para dar espaço ao gado ou cultivar alimentos para ele, uma boa parte das áreas poderia ser utilizada para a recuperação de florestas. Claro que seria necessário um alto investimento, pois o solo usado para pasto é muito degradado. Mas valeria muito a pena para melhorar a variedade de ecossistemas no Planeta e também a qualidade do ar.

Teríamos que encontrar respostas sobre o que fazer com os animais sem função – aproximadamente 25 bilhões- pois subitamente, eles não teriam mais valor econômico. Devolver estes animais para a natureza provocaria a morte da maioria. A melhor solução para estes, seria colocá-los em reservas que os manteriam vivos. Mas economicamente falando, como estas reservas iriam ser sustentadas? Ainda  não temos possíveis soluções para isto.

Outro fator importante a ser pensado é que muitas regiões têm a carne como parte essencial da sua cultura, e seriam descaracterizadas por isso. Além disso, a carne é uma fonte barata – não no Brasil – de proteínas importantes para manter um organismo humano em pé, e dietas mais saudáveis acabam por ser mais caras. A não ser que houvesse um plano de incentivo à agricultura local em países em desenvolvimento para melhorar a distribuição de frutas, legumes e verduras, que muitas das vezes são mais difíceis de preservar sem estragar.

Por outro lado, os níveis de poluição diminuiriam drasticamente, isso porque a pecuária emite uma quantidade exorbitante de poluentes- desde o metano liberado pelos animais até a fumaça gerada pelo transporte do gado. Pra vocês terem uma noção do impacto, cerca de 25% de todas as emissões de gases poluentes do planeta são causadas pela agropecuária.

Vários produtos têm substâncias extraídas dos animais. Desde produtos óbvios até aqueles que você nunca pensou que pudessem ter alguma ligação. Como por exemplo os COMPUTADORES! Isso mesmo, em um mundo vegano, precisaríamos encontrar substitutos viáveis para manter a existência de diversas coisas.

O impacto econômico não pararia por aí… Cerca de 20% da população mundial trabalham no ramo da pecuária, avicultura e pesca. Se todas as pessoas parassem de comer carne de quaisquer tipo e seus derivados, estas pessoas ficariam desempregadas. Realocar tanta gente assim seria uma tarefa MUITO difícil, principalmente em países como o Brasil, onde o setor gera cerca de 400 BILHÕES todos os anos.

Outro aspecto positivo, seria que teríamos mais espaço para plantar, sem precisar desmatar florestas- Pois pasmem, um terço de toda área cultivada do planeta produz alimentos para os animais que consumimos! Com o fim da pecuária, teríamos uma porção de terra equivalente à África inteirinha! Também economizaríamos água: gastamos 15 mil litros para produzir 1 kg de bife e só 300 litros para 1 kg de vegetais.

Caso os problemas socioeconômicos fossem resolvidos e todo o planeta deixasse de comer carne, seriam evitadas cerca de 7 milhões de mortes por ano até 2050. Isso pois uma alimentação dependente de proteína e gorduras animais podem provocar doenças cardíacas, diabetes, derrames e alguns tipos de câncer. Então, aparentemente aparece um ponto positivo para a economia:  A redução nos gastos com saúde pública seria da ordem de 3% do PIB mundial.

FONTES Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat) e Netherlands Environmental Assessment Agency

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.