Followers

Neurocientistas criam música que reduz a ansiedade e combate a insônia

22 fev, 2017
1605 Views

Só quem sofre com ansiedade sabe o quanto é ruim a sensação frequente de medo, preocupação e pânico. Embora tenha aumentado nos últimos anos, a ansiedade não é um problema novo.

1

Hipócrates, médico que viveu 4 séculos antes de Cristo e é considerado o pai da medicina, já havia escrito sobre os sintomas desse mal. Muitos anos depois, Freud também abordou o assunto, em 1926. Hoje esse mal infelizmente está amplamente disseminado e as maiores vítimas são os jovens, que geralmente procuram a saída em drogas farmacêuticas.
Para aliviar os sintomas, neurologistas descobriram que uma música em especial pode influenciar profundamente nosso cérebro para diminuir os níveis de ansiedade. Vem ver!

Pesquisadores da Mindlab International no Reino Unido queriam saber que tipo de música induz o nosso cérebro a um maior estado de relaxamento.
Os voluntários do estudo ouviram uma série de canções, enquanto os especialistas mediam a atividade cerebral, frequência cardíaca, pressão arterial e taxa de respiração.
O que eles descobriram é que uma canção pouco conhecida resultou em uma notável redução de 65% na ansiedade global dos participantes e uma redução de 35% em suas taxas fisiológicas normais de repouso.
Ou seja, ela alcançou o que realmente pretendia, pois essa música foi projetada para relaxar as pessoas.
Os músicos se juntaram com terapeutas de som para compor uma canção capaz de reduzir o ritmo cardíaco e a pressão arterial, além de diminuir os hormônios do estresse, como o cortisol.

E conseguiram!

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.