no

Marte terrestre: Conheça a ilha de Devon

A ilha de Devon fica localizada na Baía Baffin, que pertence ao arquipélago ártico canadense. Mas o que ela tem de diferente? É a maior ilha desabitada da Terra, e por razões justificáveis. O solo permanece congelado praticamente o ano todo, principalmente na parte oriental da ilha que está permanentemente coberta por uma camada de gelo bem espessa. E por apenas um curto período de em média dois meses, durante o auge do verão, o solo fica livre da neve.

5

Em outras palavras, esta ilha é uma terra árida, dominada por rochas quebradiças e quase desprovida de plantas e animais. Mas para os cientistas e pesquisadores, Devon é um lugar extremamente interessante. Seu deserto e o clima severo é muito semelhante às condições em Marte. Venha conhecer mais sobre essa ilha super interessante!

3

Enganam-se aqueles que pensam que no período em que o solo fica livre da neve a temperatura fica mais amena. A temperatura no verão sobe apenas cerca de 8 graus. A temperatura média anual é de -16 graus negativos!

2

Desde 2001, a ilha de Devon tem sido a casa de um grupo de pessoas trabalhando em um projeto de pesquisa internacional chamado Mars Project Haughton (HMP) que estuda como os exploradores humanos podem viver e trabalhar com outros objetos planetários, Marte em particular.

1

“O terreno árido da ilha, as temperaturas congelantes e o isolamento oferecem ao cientistas da NASA uma série de oportunidades de investigações únicas”, diz a página de informações do projeto no site da NASA. “Outros fatores, como o dia e a noite no ciclo Ártico e logística restritas e as capacidades de comunicação, oferecem análogos de montagem para os desafios que os membros da tripulação provavelmente enfrentarão nos voos espaciais de longa duração.”

4

Operado pela Sociedade de Marte e principalmente financiado pela NASA, a pesquisa é baseada fora da estação Flashline Mars Arctic Research Station (FMARS), localizada em um cume com vista para a cratera de Haughton, a 23 km de diâmetro formada aproximadamente 39 milhões de anos atrás, quando um meteoro de 2 km de diâmetro atingiu a terra. O incidente foi tão violento que as rochas foram trazidas até a superfície. Porque não há nenhum fluxo de água, devido à temperatura de congelação, a resistência da ilha é mínima. Como tal, Haughton mantém muitas características geológicas que crateras em outros lugares não possuem. O local de impacto é um dos terrenos da Terra que mais se parece com marte.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Marcadores de livros que imitam alimentos de verdade

As incríveis tirinhas de Anton Gudim