no

Manter a calma: truques que podem te ajudar

Manter a calma
Manter a calma

Nem sempre é fácil manter a calma. Entretanto, isso é cada vez mais necessário. Afinal, além das violências que podem ser ocasionadas por um momento de estresse, esse tipo de sentimento também não faz bem para a saúde. Quer saber como manter a calma?

O nervosismo pode atrapalhar muito a sua vida. Quem nunca sentou para fazer uma prova, se sentiu nervoso e esqueceu tudo o que tinha estudado? Quantas pessoas já se deram mal em entrevistas de emprego por causa do estresse?

Leia Mais: Estresse: 10 coisas que tiram qualquer um do sério

Saber manter a calma é fundamental para que você possa se desenvolver mais. Por isso, nós separamos algumas dicas que podem ajudar. É claro que as dicas contidas neste post se referem apenas de nervosismos pontuais. Se você tem um problema mais sério de ansiedade, você precisa da ajuda de um profissional. Portanto, procure um psiquiatra e faça terapia!

Leia Mais: O que NÃO DIZER a alguém com ansiedade

Respire 

Pode parecer uma besteira, já que nós respiramos o tempo todo, mas respirar é fundamental para manter a calma. Quando nós ficamos nervosos nossa respiração tende a ficar mais curta e rápida. 

Por isso, você deve conseguir controlar a sua respiração. Para isso, inspire profundamente e conte até cinco, depois solte o ar. 

Uma boa opção é contar até cinco para inspirar, segurar cinco segundos e depois ir soltando o ar devagar, também contando até cinco.

Essa prática deve ser repetida até você se sentir mais calmo. 

Se distancie da situação

Às vezes é melhor sair e tomar um ar. Por isso, se você estiver em uma discussão no trabalho, por exemplo, e acha que vai perder a cabeça, vá embora. Quer dizer, peça licença para ir ao banheiro e demore um pouco. Faça os exercícios de respiração, ligue para alguém em quem você confia. 

O importante é você sair de perto do foco do seu nervosismo. Isso também te ajudará a ver as coisas com outros olhos. Assim você terá mais chances de resolver o problema. 

Isso funciona também para provas. Às vezes, o simples ato de ir ao banheiro te ajudará a pensar com mais clareza. Você pode resolver um exercício que parecia impossível.

Desconecte-se 

As redes sociais deixam muitas pessoas estressadas. Além disso, elas podem fazer com que você se sinta para baixo, como se a vida de todo mundo fosse melhor do que a sua. Por isso, pode ser interessante você se desconectar em alguns momentos. 

Não use as redes sociais durante todo o dia. Tenha pelo menos uma hora para se dedicar a outras atividades. Ah, o tempo em que você está no trabalho não conta, pois ele também pode ser a fonte de muito estresse. 

Tenha um momento seu, longe de trabalho e das redes sociais. Isso vai diminuir a sua carga negativa e, consequentemente, te ajudará a manter a calma em uma situação estressante. Afinal, você não está acumulando sentimentos.

Escute música

Ouvir música é uma ótima forma de manter a calma. A música pode te distrair do seu problema, como se ela fosse capaz de te levar para outro mundo. 

Geralmente, recomenda-se que você escute músicas clássicas para se acalmar. Mas as pessoas funcionam de formas diferentes. Por isso, o ideal para você pode ser simplesmente escutar algo que te faça bem. 

Entretanto, em caso de estresse tente ouvir algo que não agite. O estresse já é uma agitação intensa. Você não deve impulsionar esse sentimento. 

Faça pausas

É muito importante fazer pausas no meio do dia. Parar para um cafezinho ou simplesmente para conversar com os seus colegas de trabalho é fundamental. 

Essa é uma forma de conseguir se distrair dos problemas. Preste atenção que isso não significa “fugir dos problemas”. Mas assim como quando você se distancia, você consegue observar as situações com outro ponto de vista. 

Dessa forma, você é capaz de manter a calma e, além disso, resolver o problema com mais facilidade. 

Aprenda a escutar

Muitas brigas são causadas pelo fato de que as pessoas não se escutam. Por isso, aprender a escutar é tão importante. 

Quem nunca discutiu com alguém e depois descobriu que todo mundo estava falando a mesma coisa, mas de formas diferentes? Esse tipo de desgaste pode ser evitado se as pessoas forem capazes de escutar o que o outro têm a dizer. 

Pratique a meditação

A meditação é uma prática incrível para quem quer manter a calma. Ela te ajudará a encontrar paz em você mesmo, tendo mais controle sobre suas atitudes. 

Além disso, você aprenderá a respirar melhor e a manter a calma em situações estressantes. 

O que você tem feito para manter a calma?

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Músicas para refletir

6 músicas para refletir sobre a vida adulta

12 pequenas dicas valiosas para mandar bem na cozinha