no

Livros infantojuvenis: presentes de dia das crianças

Livros infantojuvenis
Livros infantojuvenis

 Dia das crianças com livros infantojuvenis

O dia das crianças está chegando. Por isso, os pais estão em busca de presentes para os pequenos – e muitas vezes para os não tão pequenos também. Vocês já buscaram livros infantojuvenis para celebrar a data?

Hoje, nós separamos dez obras literárias que podem agradar crianças e jovens adolescentes. É importante observar os temas das obras para ver se elas estão de acordo com a idade das crianças e jovens adolescentes.

 Você já leu ou já presenteou alguém com alguma dessas obras? Quais as experiências com cada uma delas?

Quem soltou o pum?

Escrito por Blandina Franco, “Quem soltou o pum?” é uma delícia em sua inocência. O pum é um cachorro, mas a obra é cheia de trocadilhos. Portanto, o pum também é simplesmente um pum. 

A história é divertida e conta como o pum, que é cachorro, pode ser fedido e barulhento e fazer o menino passar muita vergonha. 

É ótimo para compartilhar com crianças pequenas. Também pode ser aproveitado em forma de vídeo, já que a obra foi apresentada por uma contadora de histórias no YouTube.

Percy Jackson 

Percy Jackson é uma ótima opção para acompanhar as crianças por um bom tempo. A primeira série “Percy Jackson e os Olimpianos” tem cinco livros. Entretanto, o herói retorna na série “Os heróis do Olimpo” que contém mais cinco obras. 

A primeira série de livros é sobre mitologia grega, mas a segunda envolve também elementos da mitologia romana. 

Não se trata de um livro sobre a antiguidade mitológica. Percy Jackson e seus amigos são semi deuses modernos, do século XXI. 

Coraline

Ilustração da versão da Editora Intrínseca

Para crianças que gostam de uma coisa um pouco mais assustadora, a dica é um terror dos livros infantojuvenis, Coraline. A obra conta a história de uma menina que vive em uma casa estranha que contém uma porta que a leva para um lugar macabro. 

A menina vai parar em um mundo no qual seus pais são estranhos e tem botões no lugar dos olhos. O que parece divertido no começo, se torna uma aventura perigosa e Coraline precisa ser muito corajosa para enfrentar os perigos. 

Meu pé de laranja lima

Edição comemorativa de 50 anos da obra

Meu pé de laranja lima é um clássico da literatura brasileira. Escrito por José Mauro de Vasconcelos, ele conta a história do Zezé, um menino de seis anos muito levado. Um dos mais jovens de uma família pobre e numerosa, Zezé descobre os sofrimentos do mundo ainda muito pequeno. Felizmente, ele também tem a felicidade de conhecer a amizade e de descobrir que o amor é muito além dos laços de sangue. 

Peter Pan

Não se pode falar sobre livros infantojuvenis e esquecer do menino que não queria crescer. Peter Pan é um sucesso desde sua primeira publicação, em 1904. Mas nós não precisamos conhecer apenas suas versões cinematográficas. 

As crianças vão amar ler a história de Peter, Wendy e os meninos perdidos. 

Mary Poppins

Mary Poppins é o primeiro de uma série de livros infantojuvenis  venis da autora P. L Travers. Todos os livros da série contam como Mary Poppins, uma babá mágica, ajuda os pais na educação de seus filhos.

Mary Poppins é muito rigorosa em seus métodos educacionais, mas também é carinhosa e amorosa. Por isso, é amada por tantas crianças ao redor do mundo.  

O pequeno príncipe

O pequeno príncipe é um conto francês para todas as idades. Existem aspectos do livro que você não vai entender enquanto criança, entretanto, isso não significa que o público infantil não possa lê-lo. Só quer dizer que para os pequenos, outros detalhes chamarão atenção.

Este é um daqueles livros que nós deveríamos ler em vários momentos das nossas vidas!

O hobbit

Para crianças e jovens adolescentes que já têm o gosto pela leitura e gostam de aventuras, O hobbit é uma ótima opção. Em um resumo bem breve, o Hobbit conta como um mago, um hobbit e um grupo de anões avançam para recuperar a Montanha Solitária e o tesouro dos anões que está sob custódia do dragão Smaug. 

Como você já percebeu, trata-se de uma obra de fantasia. O livro foi escrito por J. R. R. Tolkien, o mesmo escritor de “O senhor dos anéis”.

A invenção de Hugo Cabret

A invenção de Hugo Cabret tem uma leitura dinâmica e muito divertida. Acontece que este livro é ilustrado, mas as ilustrações não são apenas um aspecto extra. No caso deste livro, elas servem também para contar a história. 

Portanto, nós somos apresentados a um livro que tem páginas escritas, seguidas por páginas de ilustrações que continuam a história e depois nós retornamos para as palavras. 

Desta forma conhecemos Hugo, um menino órfão que vive em uma estação de trem em Paris. Ele conserta relógios e quer arrumar uma máquina que parece um ser humano, pois deseja desvendar uma mensagem secreta. 

Jogos vorazes 

Jogos Vorazes é uma trilogia distópica juvenil, portanto foi escrito para crianças pequenas. Ele conta a história de um mundo que não existe, mas que poderia existir. Em um mundo pós apocalíptico são realizados os Jogos Vorazes, nos quais cada distrito – uma espécie de cidade – precisa enviar dois participantes – um menino e uma menina – com idade entre 12 e 18 anos. 

Ao todo são doze participantes que precisam lutar até que apenas um deles sobreviva aos jogos. 

O diário da princesa 

Muito conhecido por sua adaptação da Disney, “O dária da princesa” é uma série de onze livros. Eles também são voltados para o público jovem, porém não tão infantil. Os livros contam a história de Mia, uma menina normal que descobre ser herdeira de um reino na Europa. 

No decorrer das obras nós acompanhamos o crescimento de Mia e também vemos como ela se transforma em uma princesa. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Você conhecia a tatuagem que simula bordado?

Gato Chorando Fazendo Joinha – Origem do Meme