in ,

Gatinha moradora de Hagia Sophia, em Istambul, ganha a internet

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, em Istambul, foi construída entre 532 e 537 e tem muitas coisas, desde uma basílica ortodoxa grega a uma catedral católica, uma mesquita imperial otomana e um museu.

Bom, aparentemente, a Hagia Sophia não abriga somente o berço histórico das narrativas da Constantinopla, mas também, uma linda gatinha, apelidada carinhosamente de Gli.

Gli tem um lindo pelo curto europeu, com olhos levemente cruzados e atitude de realeza. Ela morou no lugar durante a maior parte de seus dezesseis anos de vida, e se tornou a atração favorita entre todos os turistas que passam.


hagiasophiacat

Gli mal aparenta sua idade, com seu espírito jovial que a permite transitar livremente pelas instalações da basílica.

Ela ainda tem seu próprio Instagram, administrado por Umut Bahceci, uma guia turística de Hagia Sophia. Ela diz que Istambul é uma cidade conhecida pela sua grande movimentação de gatos de rua, sendo muito comum encontrá-los em diversos estabelecimentos, mas com a gatinha popular foi diferente.

“Era comum ver gatos ao redor de Hagia Sophia, mas havia algo especial. Eu vi uma luz nela desde o começo do nosso relacionamento. A maneira como ela posa, o jeito que anda, o jeito que ela se comporta é totalmente diferente de outros gatos”.


hagiasophiacat

Bahceci contou que o momento mais especial da gatinha foi após ver uma foto em que ela aparecia ao lado de Obama e do atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Naquele instante, o animal ganhou o nome de Gli, que significa “união do amor”.

Quando Bahceci começou a observá-la cada vez mais, percebeu que Gli realmente reunia todos. Qualquer que fosse a religião, a cor da pele ou o sexo, todos sorriram quando conheceram Gli.


hagiasophiacat

hagiasophiacat

Sempre rodeada de pessoas e trazendo muita alegria e paz aos que se aproximam, Gli é um verdadeiro símbolo de Hagia Sophia, sendo a introdução perfeita para um local histórico extremamente importante.

Toda a equipe é sua família, mas Bahceci queria agradecer ao arqueólogo Defne Bali, vice-diretor de Hagia Sophia, por cuidar de Gli desde o nascimento.


hagiasophiacat

Se ela descrevesse a personalidade de Gli com uma palavra, seria “rainha”. Gli adora posar para as câmeras, mas se Hagia Sophia ficar cheia demais, ela pode se esconder em um canto quieto. “No inverno, ela gosta de ficar na frente dos projetores, porque eles fazem um bom trabalho em mantê-la aquecida.”

Atualmente, não há planos de realocar Gli. Ela continuará morando em Hagia Sophia, o lugar em que nasceu e cresceu.


hagiasophiacat

“Criei uma conta no Instagram para Gli, para poder juntar e manter as fotos dela em um só lugar. Eventualmente, as pessoas começaram a me enviar suas fotos, aos poucos”, disse Bahceci.


hagiasophiacat

hagiasophiacat

Ah, eu gostaria de conhecer a Gli!

Para mais conteúdos: Facebook/ Instagram

What do you think?

Written by Paula Muniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Esse artista entediado pintou algo totalmente interessante e surpreendente

Até quem não gosta de tatuagens, vai se apaixonar por essas