no

Frio e Covid-19: é momento de aumentar os cuidados

Frio e Covid-19
Frio e Covid-19

Muitos especialistas estão falando sobre a relação entre frio e Covid-19. O inverno está chegando e nesse período é importante ter mais cuidado. Por isso, vamos falar hoje sobre o que você pode fazer para se prevenir. 

Esse é o segundo inverno pandêmico que o Brasil enfrenta. Há um ano, nós não sabíamos bem como seria a relação entre frio e Covid-19. Entretanto, hoje já existem estudos que comprovam que a situação pode piorar. No Brasil, há a preocupação de que o clima ajude a gerar um novo colapso na área da saúde. 

Leia também: COVID-19: Fotógrafo mostra a realidade dos hospitais

Portanto, é muito importante aumentar os cuidados durante o inverno. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto?

Frio e Covid-19

A médica Ludhmila Hajjar deu uma entrevista à CNN falando sobre a relação entre frio e Covid-19. Segundo ela, o vírus do Covid-19 – assim como outros vírus – tende a sobreviver em ambientes frios por mais tempo. 

Além disso, a capacidade de multiplicação do vírus aumenta de forma considerável graças às temperaturas mais baixas. Isso também é impactado pelo clima seco, uma das grandes características do inverno no Brasil. 

A Dra. também alertou para outro fato que gera impacto na relação entre frio e Covid-19. Ela explicou que nosso sistema respiratório produz uma espécie de muco que é uma defesa natural do corpo contra qualquer tipo de vírus.

Entretanto, graças às baixas temperaturas e ao tempo seco, a produção de muco se torna menos intensa. Ou seja, é mais fácil para o vírus adentrar e se reproduzir no nosso organismo. 

As doenças “de inverno”

Todo mundo sabe que durante o inverno há um aumento de doenças respiratórias. Mas nós também sabemos que os hospitais estão lotados. Portanto, é fundamental que nós tenhamos cuidado redobrado com essas outras questões de saúde. 

Mesmo porque há outro problema. Ir para um hospital neste momento é correr o risco de se contaminar com a Covid. Especialmente pelo fato de que quando você está doente sua imunidade cai. Ou seja, você vai estar mais desprotegido e precisará se dirigir a um local de contaminação. 

Mas quais são os cuidados que nós podemos ter para nos prevenir dessas doenças respiratórias?

Os mesmos que devemos ter com relação à Covid. 

Cuidados para lidar com frio e Covid-19

Vacine-se

A vacinação é a melhor forma de se prevenir. Mas não estou falando apenas da vacina contra a Covid-19. Também é importante tomar a vacina contra a gripe. Não se esqueça que é necessário dar um intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as duas vacinas. 

Além disso, é fundamental tomar todas as doses necessárias para a imunização. No caso da Covid-19, por exemplo, a maioria das vacinas possui duas doses obrigatórias.

Use máscara

A máscara não previne apenas contra o coronavírus. Ela é responsável pela prevenção de outras doenças respiratórias. Inclusive, é por isso que os países asiáticos já tinham o costume de usar máscaras mesmo antes da pandemia. 

Pessoas que foram vacinadas contra a covid também devem continuar utilizando a máscara. Afinal, a vacina ajuda a evitar casos graves da doença, mas você ainda pode se contaminar e transmitir para outras pessoas. 

Lave bem as mãos

Desde que o mundo é mundo, médicos e mães ensinam que nós precisamos lavar bem as nossas mãos. Essa é uma forma muito eficaz de prevenir uma série gigante de doenças. Por isso, use bastante sabão, esfregue uma mão na outra e só depois enxágue com água. 

Isso será benéfico para a sua vida mesmo depois da pandemia. 

Use álcool em gel

Nós sabemos que nem sempre é possível lavar as mãos. Portanto, tenha sempre um frasco de álcool em gel com você. Todas as vezes em que você estiver em um local sem a possibilidade de realizar a lavagem de mãos, utilize álcool em gel. 

Mantenha-se distante das pessoas

Não é fácil fazer distanciamento social, especialmente em lojas ou no ônibus. Entretanto, é preciso se esforçar ao máximo para realizá-lo. Tente ficar o mais longe que você puder de outras pessoas, especialmente se elas não estiverem utilizando a máscara. 

Se o ônibus, por exemplo, estiver muito cheio, procure espaços nos quais você possa ficar longe de pessoas que parecem resfriadas ou que estão conversando. Assim, será mais fácil evitar o contato com gotículas de saliva ou muco nasal.

Além disso, durante esse período de pandemia, evite fazer e receber visitas. Ficar longe das pessoas que amamos é difícil, mas nós estamos cada vez mais perto do fim desse momento. 

Faça atividades físicas

Atividades físicas fortalecem o nosso corpo e o nosso sistema imunológico. Além disso, elas costumam nos deixar com um sistema cardiorrespiratório fortalecido. Por isso, é fundamental manter uma prática regular de exercícios físicos. 

Dessa forma, você ajudará o seu corpo a se recuperar mais fácil de qualquer doença. 

Alimente-se bem

Você precisa manter o seu sistema imunológico elevado. Portanto, é fundamental evitar condições como a anemia. Para isso, busque alimentar-se bem, evitando lanches e aumentando a ingestão de frutas, verduras e legumes. 

Não se esqueça também de beber bastante água.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Brechó: Economia e amor pela natureza

Podcast: uma nova forma de entretenimento