no

Esta senhorinha de 87 anos escreveu seu TCC à mão e se formou

Nunca é tarde para aprender coisas novas, e dona Luíza Valencic Ficara sempre acreditou nisso. Ela decidiu ingressar em um curso de graduação com 81 anos.

A imigrante italiana veio para o país há cerca de 40 anos atrás, fugindo do caos da Segunda Guerra Mundial.

Mas a decisão de iniciar os estudos não foi nada fácil. Ocorreu depois de momentos difíceis… ela perdeu o marido e a única familiar restante que tinha- sua irmã.

Mas ela resolveu seguir a vida. Como ela disse em entrevista ao G1, ficar em casa só servia para causar dores, tanto físicas quanto de saudade.

Luíza entrou no curso de Nutrição no Centro Universitário Padre Anchieta quando o curso já havia começado. Seus colegas ficaram surpresos ao vê-la entrando em sala. Com o tempo a senhorinha perdeu a vergonha e fez amizades na turma e também com os professores.

Foram 6 anos de descobertas e superações até que Luíza conseguisse concluir o curso, já que teve que refazer algumas matérias, mas em momento algum pensou em desistir.

Uma das dificuldades que ela enfrentou foi a elaboração do trabalho de conclusão do curso. Com 87 anos de idade, tecnologia não era o forte de Luíza e por isso ela escreveu todo o seu tcc à mão. Ela precisou da ajuda de colegas para digitalizar todo o material.

Na colação de grau, não havia nenhum familiar presente, já que todos que ela tinha já se foram, mas isso não impediu que ela ficasse muito contente com a conquista. E todos aplaudiram de pé quando seu nome foi chamado.

Mesmo com o diploma em mãos, ela não pensa em parar tão cedo. Ela agora quer cursar pós-graduação e diz que em breve iniciará o curso. Além de toda assiduidade na faculdade, a senhorinha também faz cursos de línguas. Sim, no plural. Luíza estuda alemão, inglês e francês.

Que ela nos sirva de inspiração <3

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

As homenagens mais emocionantes feitas para Stan Lee

X-AVC Simprão Gaúcho 4.0