no

Entrevista virtual: dicas para arrasar

entrevista virtual
entrevista virtual

Entrevista virtual

Entrevista virtual é uma tendência do momento. Mas tudo aconteceu tão de repente que nós não tivemos tempo para nos preparar. Por isso, leia esse artigo e boa sorte.

Leia também: 6 dicas para montar um portfólio digital sem mistério

Nós pesquisamos a opinião de profissionais que trabalham com seleção de candidatos. Coletamos algumas dicas básicas, mas extremamente pertinentes e trouxemos para você.

1 – Vista-se para uma entrevista virtual como se fosse presencial

Colocar uma foto blusa bonita e calça de pijamas é um erro. Em primeiro lugar há o fato de que seu corpo pode se sentir relaxado demais. Isso pode te prejudicar na entrevista, pois você deve estar alerta.

Além disso, há o fato de que você pode precisar pegar alguma coisa. Como faze-lo se você estiver de pijama?

2 – Procure um local que revele pouco

Você precisa escolher o melhor cenário para a sua entrevista online. Por isso, é recomendável ter como fundo uma estante – mas cuidado com os objetos e fotos desse móvel – ou uma parede lisa.

Cuidado também com as fotos que podem estar na sua parede. O ideal é evitar distrações.

3 – Tenha água no local da entrevista virtual

Ter água perto de você é fundamental. A água é uma ótima ajuda para a garganta seca, mas é muito mais do que isso. Beber água, respirar um pouco são ótimas formas de eliminar o nervosismo.

Além disso, você pode utilizar a sua água para ganhar tempo em alguma pergunta difícil. Como? Pare para refletir e beba água enquanto você pensa com calma. Isso pode fazer com que o silencio não pareça tão incomodo.

Obviamente você não deve exagerar nem no tempo bebendo água e nem na quantidade de vezes em que usará esse recurso. Faça-o com sabedoria.

4 – Use fones de ouvido

Não usar fones de ouvido pode ser um grande erro. Você poderia não perceber, mas para a pessoa no outro computador o barulho pode ser irritante. Não falo apenas uma dos sons da rua, mas também do eco. Ou seja da pessoa estar ouvindo o que ela está falando pelo som do seu computador.

Além disso, o microfone com fone será uma grande ajuda para que os entrevistadores tenham uma compreensão maior da sua fala.

5 – Mantenha a calma

Ficar calmo em uma entrevista presencial não é fácil. Na entrevista virtual pode ser ainda pior. Mas você precisa manter a calma para poder lidar com qualquer imprevisto. Afinal, o computador pode travar e a internet pode cair.

Leia também: Manter a calma: truques que podem te ajudar

Além disso, você não tem como controlar barulhos externos. Portanto, mantenha a tranquilidade e explique se algum som atrapalhar a sua entrevista.

6 – Converse com quem mora com você

As pessoas que moram com você precisam entender que você está fazendo uma entrevista online. Por isso, peça para que as pessoas evitem fazer barulho, especialmente com rádio ligado.

É fundamental que você não precise se preocupar com esse tipo de situação.

Não deixe de ir sentar no local da entrevista um pouco antes de começar. É melhor você respirar um pouco do que chegar em cima da hora.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

15 detalhes nos filmes que mudam com os países

função das vitaminas

5 vitaminas que você não sabe para que servem