no

Entrevista de Emprego: 5 dicas para arrasar

entrevista de emprego
entrevista de emprego

Há um grande número de desempregados no Brasil. Por isso, as empresas estão com muitas opções de escolhas para suas vagas. O processo de entrevista de emprego já é difícil por natureza. Mas em situações de crise pode ser ainda pior. Por isso, nós separamos essas dicas. 

Seja pessoalmente ou virtualmente – como muitos vivenciaram na pandemia – a entrevista de emprego é sempre um momento difícil para os candidatos. É preciso controlar o nervosismo e isso não é fácil. Afinal, não se trata de uma avaliação simples, nós precisamos de um emprego para sobreviver. 

Portanto, esperamos que esse post possa te ajudar. Não desanime, pois seu momento há de chegar. 

Pesquise a empresa

Se você vai fazer uma entrevista é importante que você saiba quem pode te contratar. Por isso, esteja por dentro da empresa, saiba o que ela faz e como você pode ajudar. Você precisa de um emprego, mas a empresa também deseja saber o que te faz querer ser funcionário dela. 

Portanto, você deve saber bem o que a empresa faz. Se não, será bem difícil responder uma pergunta como essa. Inclusive, alguns recrutadores gostam de perguntar se você fez essa pesquisa. Responder “não” pode ser horrível para seu processo seletivo. Entretanto, se você mentir, pode se ver em uma péssima situação, caso a pergunta seguinte seja algo como “o que você entendeu do nosso trabalho?”. 

Ou seja, pesquisar sobre a empresa antes da entrevista de emprego é fundamental!

Haja com sinceridade

Você nunca vai conseguir adivinhar o que o entrevistador quer ouvir. Por isso, é melhor não tentar ‘dar as respostas certas’. O que você pensa? Qual a sua opinião? Um comportamento sincero é muito mais fácil de sustentar e, portanto, muito melhor aproveitado. 

Além disso, quem mente sempre corre o risco de cair em contradição. Diga a verdade sobre você. Dessa forma, você terá mais chances de conseguir o trabalho. 

Prepare-se para as perguntas mais comuns 

Algumas perguntas são bem comuns em entrevistas de emprego. Obviamente, elas não serão feitas em todos processos seletivos. Entretanto, já que existe a possibilidade de você se deparar com elas em algum momento, por que não se preparar com antecedência? 

Pense quais são os seus maiores defeitos e qualidades. Não se esqueça de planejar uma boa resposta para quando perguntarem “por que nós devemos contratar você?”. 

Além disso, é importante saber o que você deseja para o seu futuro profissional.  

Pense no visual 

Seja em uma entrevista de emprego presencial ou online, você precisa pensar bem em como vai aparecer. Vista-se de acordo com o estilo da empresa e tenha cuidado com a maquiagem. Algumas pessoas exageram na quantidade de produtos e isso pode ser um problema. 

Para a maquiagem, o ideal é ficar o mais natural possível. 

Uma dica para as pessoas que estão fazendo entrevistas online: cuidado com o seu cenário. Você pode optar por fundos de tela fornecidos pelas plataformas, mas escolha o mais neutro possível. A mesma regra vale para cenários naturais, uma parede clara é o ideal. 

Não se esqueça de avisar às pessoas que vivem com você sobre a entrevista. Crianças passando ou pedindo algo não costumam ser um problema, mas o mesmo pode não valer para adultos. 

Cuidado com suas redes sociais

Suas redes sociais são pessoais. Entretanto, isso não quer dizer que os recrutadores não deem uma olhadinha nelas durante o processo de contratação. Por isso, tenha muito cuidado com o que você posta. 

Aqui também se encaixa bem a dica para você agir com sinceridade. Afinal, se você disser que ama ler, mas postar que detesta leitura, sua mentira será facilmente descoberta. 

O processo não é fácil, mas não desanime! Boa sorte. 

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

8 Covers quase melhores que as versões originais

Como ganhar dinheiro online apostando?