Followers

Encontraram um fóssil de baleia com 4 patas e cascos

11 abr, 2019
2619 Views

Cientistas encontraram o fóssil de uma baleia quadrúpede com cascos em sedimentos marinhos ao longo da costa do Peru.

Analisando a anatomia da baleia ancestral, seus pés com cascos e a forma de suas pernas sugerem que eles seriam capazes de suportar o peso de seu corpo para andar em terra firme. Outras características como sua cauda e pés palmados, semelhantes a uma lontra,  sugerem que ela também era uma boa nadadora. Por fim, seus dentes afiados e focinho longo sugerem que a alimentação destas baleias era baseada em peixes ou crustáceos.

O fóssil gigante tem aproximadamente 42,6 milhões de anos, e embora outros ancestrais mais velhos e menores de baleias com quatro membros já tenham sido descobertos, este mais recente preenche uma lacuna essencial no conhecimento sobre como as criaturas evoluíram e se espalharam pelos oceanos do mundo.

Este exemplar prova que as primeiras baleias podiam nadar sem pausa durante dias ou possivelmente semanas, ao mesmo tempo que mantinham a sua capacidade de circular em terra.

Outro fato importante é a localização em que o fóssil foi descoberto. Anteriormente, ancestrais mais antigos de baleias foram descobertos na Índia e no Paquistão- e até agora, os cientistas não sabiam quando e como as baleias se dispersaram para as Américas.

O fóssil peruano sugere que as primeiras baleias teriam cruzado o Atlântico Sul ajudadas pelas correntes de superfície a oeste- lembrando que na época, a distância entre os dois continentes era bem menor do que é hoje.

 

Estas descobertas melhoram nossa compreensão sobre como os ancestrais dos maiores mamíferos do mundo fizeram a transição da terra para o mar e se espalharam no mundo.

Via: TheGuardian

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.