Followers

Em quais jogos os humanos ainda são melhores do que a IA?

28 nov, 2019
1389 Views

Uma das áreas mais polêmicas e fascinantes da computação é a Inteligência Artificial. A capacidade de desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano tem crescido exponencialmente e já podemos ver resultados significativos em que as máquinas superam o que nós fazemos, e isso também acontece em vários jogos. Quer ver só?

Cubo mágico

A maioria de nós meros mortais demora alguns minutos, talvez horas pra poder resolver um cubo mágico. Porém o recorde mundial é do australiano Feliks Zemdegs, que conseguiu colocar as cores organizadas em apenas 4,22 segundos.

Parece pouco tempo, mas é uma eternidade perto do que um robô criado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) pelo estudante Ben Katz, em parceria com o programador Jared Di Carlo, consegue fazer. A máquina resolveu o mesmo tipo de cubo em 0,38 segundo.

Xadrez

Unir computadores e xadrez é uma ideia mais antiga, e a primeira vitória de uma IA sobre os humanos aconteceu ainda em 1956 com um computador chamado MANIAC que conseguiu vencer um oponente novato com 23 movimentos. Conforme os anos se passaram e as tecnologias evoluíram, as máquinas foram aperfeiçoadas e começaram a vencer jogadores com níveis mais elevados. E em 1997 um computador chamado Deep Blue derrotou o campeão mundial da época Garry Kasparov. Vinte anos depois, a inteligência artificial desenvolvida pela Google AlphaZero, em dezembro de 2017, conseguiu aprender em apenas quatro horas TODO conhecimento de xadrez na história e derrotou Stockfish, o programa que tinha o título de campeão mundial. Foram 100 jogos e AlphaZero não perdeu NENHUMA partida.

Um detalhe bem bizarro é que esta IA da Google foi programada apenas com as regras do jogo, e todas as estratégias foram criadas pela própria máquina!

Pôquer

Mesmo em jogos onde o blefe é uma habilidade essencial, as Inteligências Artificiais já conseguem nos superar. Desenvolvida pela Carnegie Mellon University, de Pittsburg (EUA), a IA derrotou seis adversários chineses durante um torneio de exibição de cinco dias em Hainan, na China.

Perguntas e respostas

Parece injusto competir com uma máquina um jogo de perguntas e respostas. Afinal de contas, elas são capazes de armazenar e acessar mais rapidamente as informações. Porém isso aconteceu.

Em 2011, em uma edição do famoso programa de TV dos EUA “JEOPARDY!”, colocaram o computador Watson, da IBM, para competir com os campeões Brad Rutter e Ken Jennings. Adivinha quem levou a melhor?

Go

O jogo Go foi criado na China há mais de três mil anos e é um jogo de tabuleiro bem famoso até os dias de hoje. Mas mesmo com tantos anos de experiência os humanos foram derrotados pela IA. O AlphaGo, criado pela Google, que utilizou estratégias diferentes das usadas por humanos para vencer Lee Se-dol, que na ocasião do confronto, em 2016, tinha 18 títulos internacionais do jogo.

Jogos eletrônicos complexos

Jogos como StarCraft II e Dota 2 são mais desafiadores para as máquinas. Com estratégias mais complexas, informações incompletas que variam a longo prazo, tomadas de decisão em tempo real e navegação por um amplo espaço de ação tomando decisões a todo o momento.

Em jogos assim, os robôs de IA parecem mais vulneráveis ​​sendo confrontados com estratégias surpreendentes e desconhecidas. Mas mesmo com estas dificuldades, em janeiro de 2019, a IA AlphaStar, da Google, venceu uma equipe de pro players em StarCraft. E pouco tempo depois, em abril de 2019, a OpenAI, inteligência artificial criada pela empresa de mesmo nome, venceu a OG, equipe campeã do The International de 2018, em uma série de Dota 2.

Então, em quais jogos ainda somos melhores que a IA? 

Não há uma resposta precisa, mas a lista está ficando menor em um ritmo rápido. Mas conforme são feitos avanços tecnológicos relacionados à Inteligência Artificial, outras áreas de nossas vidas ganham mais qualidade.

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.