no

Eclipse e lua de sangue 2022

Um eclipse lunar total que produziu uma lua de sangue atravessou o céu noturno na noite de domingo para a manhã de segunda-feira, dando aos observadores de estrelas um show dramático em várias partes.

Por volta de 23:30, horário de Brasília, a lua começou a se esconder no eclipse. Em cerca de duas horas, atingiu a totalidade – ou totalmente dentro da sombra da Terra – e permaneceu lá por cerca de 85 minutos.

No entanto, em vez de escurecer, a lua ficou com um vermelho dramático.

Também conhecida como “Lua de Sangue”, isso acontece porque a luz do sol que brilha diretamente na Terra passa pela atmosfera e é projetada na lua – dando-lhe um tom vermelho durante o eclipse.

“Esse mesmo efeito é o que dá ao nascer e ao pôr do sol uma cor laranja-avermelhada”, explica a NASA.

Em muitos lugares do Brasil, seja pelo horário, ou pelo clima de chuva, o fenômeno não pôde ser acompanhado ao vivo e a cores.

Porém, o espetáculo foi registrado por milhares de pessoas ao redor do mundo, e por isso reunimos aqui as melhores para vocês.

Mas por que a lua estava tão GRANDE?

Isso porque outro evento também estava ocorrendo: uma superlua. Isso acontece quando o corpo celeste está mais próximo da Terra em sua órbita. Essa confluência de eventos levou o eclipse da noite passada a ser apelidado no exterior de Super Flower Blood Moon de maio de 2022.

NEW YORK, NY – MAY 15: The total eclipsed full Super Flower Blood Moon rises over lower Manhattan and One World Trade Center on May 15, 2022, in New York City. (Photo by Gary Hershorn/Getty Images)

No total, o eclipse durou cerca de cinco horas, com a totalidade durando cerca de 85 minutos. Isso é mais longo em comparação com a maioria, diz Ernest Wright, especialista em sistemas gráficos da NASA.

As pessoas na América Central e do Sul, junto com a parte leste dos Estados Unidos continentais, tiveram o melhor show – lua de sangue e tudo.

Enquanto isso, partes da Europa Ocidental e da África Ocidental experimentaram apenas o eclipse total.

O próximo eclipse lunar total está previsto para 22 de novembro, de acordo com Science.com.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Cachorro recebe medalha por farejar mais de 250 bombas e munições na Ucrânia

como se concentrar

Como se concentrar em uma sala de aula barulhenta