Followers

Doação de sangue para gatos e cachorros: Pode sim!

15 maio, 2014
2366 Views
1 Comments

Hoje em dia se fala muito sobre doação de sangue, porque as informações estão aí, principalmente na internet. A Carol Rocha, há 3 anos sofreu um baita acidente e precisou utilizar algumas bolsas de sangue do hospital em que ficou internada. Acontece que é preciso repor essas bolsas, já que em média, 5.500 pessoas pelo país todo precisam delas POR DIA. É muito sangue para pouco doador, não é?! Pensando nessa situação toda e em como uma bolsa de sangue pode salvar uma vida, a Carol começou uma campanha na internet chamada VAI DOA. Tudo sobre doação você encontra no tumblr, inclusive várias fotinhos de doadores, informações sobre quem pode doar e quem não pode…

Mas não é exatamente sobre isso que quero falar hoje.

Pouco se sabe sobre doação de sangue de cães e gatos. Sim, seu amigo peludo também pode doar um pouquinho do líquido vital e ainda salvar outro animal. Muitos animais são vítimas de atropelamento, câncer, doença do carrapato e outras infecções e muitas vezes não sobrevivem porque falta estoque de bolsas de sangue. É complicado pensar nisso, né?! Infelizmente muitos donos desconhecem a possibilidade do seu animal poder salvar outros que estão passando por maus bocados. E isso precisa mudar!

ehpraja

Todos nós, amantes de animais, nos preocupamos com nossos bichinhos, damos o melhor para eles e nunca sabemos o que pode acontecer (até acontecer com a gente), assim como foi com a Carol. Ela não sabia tanto assim sobre a importância de uma doação de sangue, mas ao sentir na pele essa dificuldade real, decidiu que precisava fazer alguma coisa. O mesmo acontece com nossos animais! Sempre fazemos doações de ração, areia para gatos e tantas outras coisas, por que não também doar sangue? É indolor para o animal, te garanto.

Vejam só: cachorros têm 13 tipos diferentes de sangue, enquanto gatos têm apenas 3. Imaginem a dificuldade de encontrar um tipo sanguíneo compatível para a transfusão em um cachorro doente.

Para preencher a bolsa é preciso retirar entre 400 ml de sangue (20 ml por quilo) e dentro de 21 dias todo o sangue é reposto no organismo do animal – ou seja, pode doar a cada dois meses sem problema algum! A coleta é feita através da jugular sem sedação (no caso de cachorros), então é importante que o animal seja dócil para ficar quietinho. 20 minutos e já está pronto para voltar para casa!

000c0065-0000-0000-0000-000000000000_bc1c4aff-f567-488a-80b5-53ea1da9c553_20130419195937_0419_dogblood 037403-donor-dog-brisbane-veterinary-specialist-centre1

Para cadastrar seu animal em um banco de sangue da sua cidade é muito simples, mesmo. Geralmente as clínicas e hospitais NÃO COBRAM nada, além dele ter sempre exames periódicos atualizados.

requisitos

Para se informar sobre os locais de coleta da sua cidade, basta clicar aqui ou fazer uma rápida pesquisa no Google. Garanto que você vai encontrar rapidinho uma clínica de braços abertos 🙂

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.