no

Dia Nacional do Teatro: os mais incríveis do Brasil

Dia Nacional do Teatro
Dia Nacional do Teatro

Dia Nacional do Teatro

No dia 19 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Teatro. Nós temos muitos teatros para se orgulhar no nosso país. Por isso, não deixe de ler esse post e sonhar com visitas nesses teatros incríveis. Quais você já conheceu?

Estima-se que o teatro tenha nascido no Brasil no século XVI, mas todas as representações tinham o mesmo objetivo: espalhar conhecimentos religiosos. Entretanto, com a chegada da Família Real Portuguesa – em 1808 – o teatro se torna fonte de entretenimento. Afinal, D. João gostava tanto da arte que, quando fugiu de Portugal, trouxe companhias portuguesas com ele para que não ficasse sem acesso a essa área cultural. 

O teatro brasileiro foi muito afetado durante a Ditadura Militar. Entretanto, com o fim do regime, os artistas puderam desenvolver seu trabalho de forma livre.

Mas não é só de boas peças que vive o teatro nacional. Por isso, para celebrar o Dia Nacional do Teatro, nós separamos algumas das estruturas arquitetônicas mais belas.

Teatro Amazonas, Manaus

Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas fica no centro de Manaus e é um dos principais cartões postais da cidade. Desenvolvido inicialmente para Ópera, o espaço continua sendo um espaço muito elegante. Se o lado de fora do teatro chama a atenção, você precisam ver como ele é por dentro. Boa parte dos materiais utilizados na construção do espaço foram trazidos da Europa. 

Parte externa do Teatro Amazonas
Interior do Teatro Amazonas

Theatro Municipal, São Paulo

Infelizmente, muita gente que mora em São Paulo ainda não teve a oportunidade de se deixar encantar pelo Theatro Municipal da cidade. Inaugurado em 1911, o teatro foi palco para eventos históricos como a Semana de Arte Moderna de 1922.

Foi na porta do espaço que se formou o primeiro congestionamento da cidade. Era tanta gente para ver obras e exposições dos modernistas que o trânsito parou.

Atualmente, além das peças, também é possível – assim como nos outros teatros – fazer uma tour guiada.

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal – Rio de Janeiro

Já que estamos falando dos municipais, acho que podemos agora falar do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Como vocês devem se lembrar o Rio de Janeiro foi a primeira capital do país. Por isso, era preciso que ela tivesse um teatro e, além disso, que ele fosse grandioso. Foi assim que em 1909 se inaugurou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A principal inspiração para a arquitetura do espaço foi a Ópera de Paris.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ópera de Arame – Curitiba

A Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e também é conhecida como Vale da Música.

O local recebeu o nome de Ópera de Arame pela sua estrutura. Como tudo é feito com policarbonato, estruturas metálicas e tubos de aço, ele parece delicado, como uma construção de arame.

Entretanto, é bem forte e lindo de se ver.

Ópera de Arame

Teatro da Paz – Belém

Um dos mais antigos do país, o Teatro da Paz foi inaugurado em 1878. O local recebeu o nome de “da paz” em comemoração ao fim da Guerra do Paraguai – conflito que durou 6 anos.

O espaço tem estilo Neoclássico e pode ser construído graças ao sucesso financeiro do ciclo da borracha.

Teatro da Paz
Interior do Teatro da Paz

O que você acha?

Comentários

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Cabeleleila Leila – Origem do Meme

Em prol de intituição, homem vende desenhos hilários de Pet’s