no

Dia Nacional do Livro Infantil: obras que marcaram gerações

Dia Nacional do Livro Infantil
Dia Nacional do Livro Infantil

Dia Nacional do Livro Infantil

No dia 18 de abril o Brasil celebra o Dia Nacional do Livro Infantil. Boa parte das pessoas foram marcadas por alguma obra na infância. Por isso, nós acreditamos que seria interessante reviver essas memórias. 

Leia também: Livros infantojuvenis: presentes de dia das crianças

A escolha da data do Dia Nacional do Livro Infantil se deu por um motivo bem simples. Também é o dia do aniversário de Monteiro Lobato. Ou seja, é uma homenagem ao autor. Afinal, ele criou a história mais famosa da literatura infantil brasileira: o Sítio do Picapau Amarelo. 

Mas ele não é o único autor infantil que marcou a vida das crianças. Por isso, nós queremos saber com qual livro você comemora o Dia Nacional do Livro Infantil? 

Peter Pan

Quem não conhece o menino que não queria crescer? Ou os meninos perdidos? E o que dizer da Wendy, a melhor contadora de histórias que há? Peter Pan é um clássico da literatura infantil que encanta crianças até hoje.

Lançado no teatro em 1904 e como romance em 1911, a obra é criação de J. M. Barrie. Além disso, a obra ficou marcada após a adaptação feita pela Disney.

Alice no país das maravilhas

A obra também é uma animação muito conhecida no mundo. Mas, antes disso, Alice já havia conquistado o coração de muitas crianças. Ela, o coelho, a lagarta, o Chapeleiro Maluco.

Essa literatura do absurdo é uma ótima leitura para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. Afinal, ela faz parte do mundo desde 1865.

O mágico de Oz

Um leão sem coragem, um homem de lata que deseja ter um coração, um espantalho em busca de um cérebro e uma menina que deseja ir para casa. Esses são os personagens centrais de O mágico de Oz.

Mas a lição que a obra passa é às vezes nós pensamos que precisamos de ajudas externas. Entretanto, tudo o que nós precisamos está em nós mesmos.

A obra é recheada de aventuras e também foi adaptada para o cinema. Mas dessa vez não se trata de uma animação.

O quebra Nozes

NA época de Natal nós sempre lembramos do Quebra Nozes. Especialmente pelo fato de que o balé baseado na história é constantemente apresentado na televisão.

A história alemã demorou muito para se tornar balé. O conto foi escrito por um escritor alemão – E. T. A. Hoffmann – e também pelo francês, Alexandre Dumas.

A versão de Dumas é a que deu origem ao balé.

Mary Poppins

Mary Poppins é a babá ideal. Por mais que o filme tenha feito sucesso, ele não agradou a escritora da obra, P.L. Travers. Mary Poppins é a protagonista de uma série de livros, nos quais ela ensina as crianças, educando-as para que elas se tornem adultos melhores.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Músicas para relaxar: os gêneros musicais relaxantes

Privacidade online