No dia 19 de agosto celebra-se o dia mundial da fotografia. É muito bom ver os registros de profissionais. Entretanto, nós sabemos que as pessoas gostam cada vez mais de fazer as próprias fotos. Por isso, separamos algumas dicas para os seus cliques.
Leia também: Dicas para tirar fotos incríveis
Existem muitas fotos elaboradas no Instagram. Mas isso não significa que você precisa investir no mais difícil. Lembre-se sempre que, muitas vezes, menos é mais.
Defina o que precisa aparecer na sua foto
No dia mundial da fotografia, nossa primeira dica é que você saiba sobre o que é a sua imagem. Ou seja, qual é o elemento mais importante da sua foto? É fundamental que você tenha isso bem definido.
Afinal, se nem o fotógrafo sabe o que está fotografando, como o público saberá para onde olhar? Aprenda a trabalhar com o foco da sua câmera ou smartphone. Assim, você conseguirá focar no elemento importante.
Isso também te ajudará a criar cliques diferentes, pois poderá desfocar o cenário sempre que quiser.
Um cenário simples pode ser a solução
Como eu disse, menos é mais. Por isso, às vezes é melhor fazer a sua foto com um fundo branco do que criar o cenário mais elaborado. Essa dica vale especialmente para quem ainda não criou uma noção sobre foco e sobre o que é melhor para um cenário.
Leia também: Vida Selvagem: 20 das fotos mais incríveis de 2020
Isso também é uma ótima ajuda em áreas abertas. É difícil trabalhar em regiões de sol ou com um fundo muito amplo. Por isso, você pode optar em um ambiente externo, mas mais comedido. Como assim?
Aproveite uma região com flores ou uma árvore. Além disso, um muro bem pintado pode ser uma ótima opção.
Não exagere
Se você resolveu se aventurar no mundo dos cenários mais elaborados, você precisa pensar em alguns elementos. O primeiro ponto é selecionar tudo o que você quer acrescentar de informação à sua foto.
Por exemplo, você quer fotografar um livro. Mas também deseja colocar post its na imagem, um lápis, uma folha seca e uma caneca de café.
A partir disso, você pode pensar no fundo. Você pode colocar tudo em cima de uma coberta, por exemplo. Mas é importante pensar em uma cor que combine com os elementos escolhidos e que não ofusque nenhum deles.
Deixe o livro – ou o elemento principal da imagem – no centro de tudo. Lembre-se que é importante que as pessoas reconheçam logo qual é o foco da imagem!
Cuidado com a luz
Talvez essa seja a dica mais esperada neste dia mundial da fotografia. Vamos primeiro falar sobre o flash. Não use esse recurso em ambientes fechados, mas sempre use em ambientes externos.
Atualmente, muitas pessoas têm usado os chamados ring lights. Cuidado para não aproximar muito a luz do objeto ou pessoa a ser fotografado.
O importante é fazer vários testes para garantir que a luz não está criando sombras no seu cenário. Geralmente, é melhor utilizar várias fontes de iluminação partindo de ângulos diferentes.
Trabalhe com profundidade
Mudar o ângulo de uma foto – especialmente em ambientes externos – pode criar um senso de profundidade na imagem. Isso é ótimo quando você quer tirar foto de uma pessoa, mas também quer mostrar a paisagem. Assim, quem vê a foto consegue compreender melhor a grandeza do lugar que você deseja mostrar.
Comentários
Loading…