no

Dia do Homem: você sabia da existência da data?

Dia do Homem
Dia do Homem

Origem da data

Muita gente não sabe, mas no dia 15 de julho é celebrado o Dia do Homem. Diferente do Dia Internacional da Mulher, essa data não tem origem em lutas sociais. Mas essa é uma data criada para celebrar o que?

Essa celebração não começou em todos os países de forma homogênea. No Brasil, o dia é celebradado em 15 de julho desde 1992. A data foi escolhida por opção da Ordem Nacional dos Escritores. 

Entretanto, o dia do homem só se tornou fortemente reconhecido no mundo em 1999. Isso se deu por uma iniciativa do Dr. Jerome Teelucksingh com o apoio das Nações Unidas. Segundo o médico, era importante utilizar essa celebração para conscientizar as pessoas – especialmente os homens – sobre os cuidados com a saúde masculina. 

O dia do homem

Sabendo que o dia do homem tem como foco falar sobre saúde e bem estar, é disso que esse texto irá tratar. Infelizmente, muitas pessoas do sexo masculino seguem negligenciando a própria saúde e isso precisa parar. 

É fato que o comportamento masculino vem mudando com o tempo. Por exemplo, eles têm gastado cada vez mais com produtos de beleza. Para muitos pode parecer bobeira, mas o cuidado com a saúde da pele é fundamental para qualquer ser humano. 

Leia também: Hábitos de higiene que todo mundo deve ter

Entretanto, é necessário ir muito além disso. Consultas periódicas com médicos podem evitar muitos problemas futuros e, inclusive, salvar a sua vida. 

Existe muita informação sobre o câncer em homens. Por isso, todos sabem que homens com mais de 50 anos precisam fazer o exame de próstata pelo menos uma vez por ano. Esse é um cuidado e um carinho fundamental com a saúde masculina.

Mas homens mais jovens também precisam se consultar com o urologista de forma regular, para garantir que está tudo bem com sua saúde. 

Outro ponto negligenciado é a saúde mental masculina. Pessoas são sensíveis e todo mundo precisa de válvulas de escape, ajuda e pontos de apoio. Entretanto, nem sempre isso nos é oferecido e para homens – por diversos preconceitos ainda alimentados pela nossa sociedade – isso pode ser ainda pior. 

Portanto, é importante ter atenção com a qualidade da sua saúde mental. Se você perceber que não está bem consiga a ajuda de um profissional. A terapia e o tratamento psiquiátrico são fundamentais para te ajudar. 

Qual é a sua percepção sobre o assunto? Acha que os homens estão se cuidando mais do que o faziam antigamente?

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
O Rock não morreu e está mais vivo do que nunca

O Rock não morreu e está mais vivo do que nunca

black jack online

O Blackjack online conquista o mundo!