no

Dia da mulher: 5 livros incríveis escritos por mulheres

Dia da mulher
Dia da mulher

Dia da mulher

Ontem foi celebrado o dia da mulher. Essa data marca a luta feminina por direitos igualitários. Tudo começou na busca por igualdade nas fábricas, mas se estendeu a todas as outras áreas. Por isso, hoje nós vamos falar sobre a literatura feita por mulheres. 

Há um desafio na internet que precisa ser pensado no dia da mulher. Ele foi proposto por alguns influenciadores digitais – entre eles o bookster. Este desafio questiona: quantos livros escrito por mulheres você tem na sua estante?

Muita gente participou do desafio. Mas o impressionante é o fato de que a maior parte das pessoas tem muito mais livros escritos por homens. Portanto, é momento de mudança. 

Por isso, nós trouxemos – ainda celebrando o dia da mulher – 5 obras que você deveria ler. Quais mais você indica?

Escritos por mulheres

A mão esquerda da escuridão – Ursula K. Le Guin

A mão esquerda da escuridão é um clássico da literatura. Além disso, é um clássico da ficção científica. A obra se passa em um planeta no qual não há gênero definido para nenhum de seus cidadãos. Todos são andrógenos, mas eles conseguem se reproduzir, pois na época da reprodução os pares podem assumir formas femininas ou masculinas. 

Entretanto, há um homem chamado Genly Ai que foi enviado para o planeta em uma missão. Será que ele conseguirá cumprí-la sendo tão diferente dos moradores deste local?

As meninas – Lygia Fagundes Telles

“As meninas” foi lançado em 1973. A obra foi muito premiada e isso se deve – em grande parte – à inovação narrativa da autora. Lygia escreve um livro com múltiplos narradores, cada um contando a própria história. 

O livro se passa durante a ditadura e conta sobre a vida de três amigas muito diferentes e que vivem em um pensionato de freiras:

  • Lorena é burguesa e sonha com uma vida artística. Ela namora um homem casado, mas se mantém virgem;
  • Ana Clara é modelo e linda. Entretanto, o fato de usar drogas o tempo todo complica sua vida. Além disso, ela ainda precisa se dividir entre o noivo, que é rico, e o amante, que é traficante;
  • Lia é membro de um grupo de esquerda armada. Entretanto, sofre muito por seu namorado ter sido preso pelos militares. 

Cada uma delas têm seu foco narrativo. Além disso, também há um narrador externo que nos conta o que está acontecendo nesse mundo. 

Leia também: Dia nacional do livro: 6 obras nacionais para conhecer

Pequenos incêndios por toda parte – Celeste Ng

Essa obra ficou muito mais conhecida depois da série da Amazon. O romance de 2017 nos relata a história de duas famílias. Elas acabam se reunindo por seus filhos e, além disso, por um contrato de aluguel. 

Mas será que essa união pode durar muito tempo? Tudo se torna mais complicado pelas diferenças entre as famílias. Uma delas ama a rotina, tem um estilo familiar clássico e é bem sucedida. Enquanto isso, a outra vive de forma menos planejada enquanto a mãe – que é solteira – batalha como artista.  

Vox – Christina Dalcher

Vox é uma distopia. Ou seja, um local imaginário de extrema opressão. Isso quer dizer que a realidade do livro não existe. Mas representa um futuro de terror causado – geralmente – pelo governo. Nesta obra nós somos apresentados a um mundo no qual mulheres não podem falar mais do que 100 palavras por dia. 

 Em média uma pessoa fala 16 mil. 

Mas o que pode ser feito para garantir a liberdade feminina? Tenha certeza de que muitas pessoas lutarão pelo direito de expressão das mulheres. 

Objetos cortantes – Gillian Flynn

Para quem gosta de um bom thriller, as obras de Gillian Flynn são excelentes. “Objetos cortantes” também se tornou série, mas nesse caso é da HBO. 

A repórter Camille Preaker volta para sua cidade natal para investigar uma matéria. O que ela sabe sobre o caso? Uma menina foi brutalmente assassinada e outra está desaparecida. 

Mas não é apenas a matéria que a perturba. A jornalista tem uma relação conflituosa com a família e acabou de sair de um hospital psiquiátrico. Como lidar com tudo isso ao mesmo tempo?

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Vovó faz cosplays incríveis

Vovó faz cosplays e encanta a internet

Pequenos hábitos que vão te ajudar a relaxar.