no

Descobriram na Patagônia fósseis do maior dinossauro do mundo

Ontem, dia 5 de setembro, foi anunciada a descoberta de fósseis completos e bem preservados de um dinossauro que, segundo os paleontólogos, é o maior que já existiu na Terra. Pesando cerca de 59 mil quilos, o grandalhão tinha 30 metros de altura e 85 de comprimento.

5
Reprodução gráfica de como seria o Dreadnoughtus

Kenneth Lacovara, da Universidade de Drexel na Filadélfia e líder da escavação, contou que o dinossauro tem o maior peso confiável já calculado, porque seus ossos em ótimas condições permitiram uma análise profunda e exata. O fóssil foi descoberto no sul da Patagônia, na Argentina. O fêmur, por exemplo, mede cerca de 6 metros, medida que ajudou muito a descobrirem a massa corporal do mostro jurássico.

A espécie foi batizada como Dreadnoughtus, que significa “Temente a nada” – porque ele era imensamente maior que outras criaturas e sua calda era uma arma – e ao todo foram encontrados cerca de 200 ossos, que juntos pesam 16 toneladas. Lacovara disse que o dinossauro ainda não havia atingido a fase adulta quando morreu, portanto o tamanho poderia ser muito maior. Estamos falando do período de 84 milhões a 66 milhões de anos.
Antes dessa descoberta, os paleontólogos acreditavam que o maior dinossauro já encontrado era o Argentinosaurus, um monstro herbívoro de 45 metros de altura, mas sua ossada era bem escassa, então o peso confiável não pode ser medido com precisão, ao contrário do Dreadnoughtus.

Curiosidade: O Dreadnoughtus equivale a 7 T-Rex.

Veja uma comparação de tamanho e peso com outros dinossauros, um elefante e um avião Boeing 737.

6

Algumas fotos da escavação e dos ossos encontrados:

4 3 2 1

O que você acha?

Written by Ana Soares

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

A evolução dos personagens de Simpsons no primeiro episódio até os dias de hoje

Os paizões e o show do One Direction