no

Criatividade: Como aumentar a sua?

Criatividade
Criatividade

Criatividade

Vou começar esse texto com uma frase óbvia, mas que não recebe o valor que deveria. Criatividade é importante. Você pode pensar que isso é óbvio. Entretanto, nós não somos ensinados na estimular a nossa. O que fazer?

É importante entender que todo mundo tem criatividade. O que acontece é que algumas pessoas treinam, outras não. Nosso cérebro é um músculo e como todo músculo, ele precisa ser exercitado. Por isso, se você exercitar o seu músculo, você obterá resultados e o pensamento criativo é um deles. 

Mas o que fazer para aumentar a sua criatividade?

Leia mais!

Ler é fundamental para quem quer desenvolver a criatividade. Não leia apenas obras técnicas ou relacionadas ao seu trabalho. É importante diversificar e ler literatura também. 

Muita gente não dá o valor devido à literatura. Entretanto, o ler literário tem o poder de estimular as imagens no cérebro e, portanto, é uma ótima fonte de conhecimento. 

Por isso, leia sempre. Para quem não tem o costume de ler, comece com um ou dois livros por mês.

Você vai conseguir aumentar a carga de leitura com o passar do tempo. Além disso, você vai acabar reduzindo o tempo por página e, consequentemente, fará mais essa atividade.

Faça perguntas

Curiosidade é uma característica fundamental. Especialmente para quem quer ter mais criatividade. Nós não sabemos tudo, por isso, precisamos aprender sempre. 

Perguntar sobre um assunto para quem sabe é uma ótima forma de obter conhecimento. Portanto, seja uma pessoa curiosa, que pergunta, anota dúvidas e, principalmente, não se contenta com respostas simples.

Faça as próprias pesquisas e desenvolva também seu pensamento crítico. Isso vai te ajudar a criar novas perspectivas, além do fato de que o conhecimento ajuda na criação.  

Entretanto, vamos deixar claro também que é importante ter cuidado com as suas fontes. Pesquise em mais de um lugar, certifique-se de observar mais de um ponto de vista e nunca pense já saber tudo. 

Frequente lugares culturais

Museus, teatros, centro culturais e cinemas são ótimos locais para estimular a criação. Nestes lugares você vai ver muita criação e opções criativas. 

É claro que você não vai copiar nada do que ver. Mas são formas de alimentar o seu cérebro.  Isso permitirá que você possa gerar seus próprios trabalhos. 

Por isso, vá a ambientes de criação cultural. Conheça pessoas que estão buscando ampliar seus horizontes, discuta ideias, gere novas parcerias e, além disso, fomente sementes criativas no seu imaginário. 

Relaxe

Descansar é muito importante para manter a criatividade em funcionamento. Você já teve a sensação de que o seu cérebro funciona mais quando você vai dormir? Isso acontece pelo fato de que nesse momento você não está recebendo nenhum estímulo. 

Por isso, seu cérebro tem espaço para atividades imaginativas e pensamentos que ficaram represados durante o dia. Mas e se você conseguisse parar por um momento para realizar essa atividade? 

Nós não costumamos dar muito valor para os descanso no meio do dia. Entretanto, eles são muito importantes. Dê ao seu cérebro tempo para pensar. 

Faça pausas sem fone de ouvido, sem computador, sem celular e sem televisão. Além de permitir um tempo para pensamentos você também vai acabar melhorando a qualidade do seu sono, o que também é ótimo para ampliar o seu potencial criativo

Durma bem

Todo mundo já teve pelo menos uma péssima noite de sono. Por isso, não é segredo nenhum que quando você dorme mal, o seu dia é horrível. É difícil até pensar em coisas simples, imagina tentar criar alguma coisa.

Dormir é fundamental para a criatividade. Se você não dorme, o seu cérebro tem dificuldade para funcionar com clareza. Portanto, você precisa encontrar formas de melhorar a qualidade do sono.

Algumas pessoas têm camas inteligentes para melhorar a qualidade do sono. Outras precisam de remédios. Talvez seja apenas caso de reduzir o estresse.

Descubra o que atrapalha o seu sono e comece a dormir melhor!

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Chad – Origem do Meme

15 pessoas que enxergaram gatos em lugares inesperados