no

Convenções Sociais: rapaz mostra que as questões de gênero são inventadas

CONVENÇÕES SOCIAIS
CONVENÇÕES SOCIAIS

O mundo está cheio de convenções sociais. Mas quem decidiu o que é permitido e o que não é? Questões de gênero são inventadas pela sociedade e um rapaz na internet resolveu provar. Como? Por meio de fatos históricos. Venha saber o motivo!

Existe uma série de convenções sociais relacionadas a gênero. Por exemplo, algumas pessoas acham que rosa é cor de menina e azul cor de menino. Entretanto, já existem muitas pessoas falando sobre como esse tipo de posicionamento é sem sentido. 

Depois de ver os posts do Michael McBride fica ainda mais difícil defender essas convenções sociais. Afinal, muita coisa só foi inventada sem motivo nenhum.

Franklin Delano Roosevelt

A primeira prova de que tudo é inventado é essa imagem de Roosevelt. Sim, isso é uma foto do ex presidente americano em um vestido branco. Por qual motivo ele estava usando um vestido? Pelo simples fato de que nos anos 1900’s as os meninos usavam vestidos até os 7 anos. 

Abaixo temos essa foto de duas crianças (um menino e uma menina) com roupas iguais. O ano é 1905.

Meninas vestem rosa?

Se a sua resposta foi “sim”, talvez seja momento de repensar. Afinal, até os anos 40 os meninos vestiam rosa e as meninas, azul. Segundo os posts do Michael McBride, um artigo de 1918 afirmava que o rosa era uma cor “mais forte e mais decidida”. 

Um artigo de 1918 afirmava que o rosa era uma cor “mais forte e mais decidida”

Salto alto 

Homens deveriam usar salto alto e não sou eu quem está dizendo. Nas imagens abaixo você poderá ver o rei da França, Louis XIV, usando seu belo par de sapatos de salto alto vermelhos. Mas é importante dizer que apenas nobres podiam usar calçados como esses. 

Mas, em algum momento a sociedade decidiu mudar tudo isso. Portanto, agora todos esses aspectos são utilizados por mulheres. Por quê? Porque é tudo inventado. Ou seja, são convenções sociais. Apenas estereótipos de comportamentos masculinos e femininos. 

Por isso, é tão complicado que a sociedade perca tempo brigando por esse tipo de signo. Afinal, quem sabe como as coisas serão daqui a 100 anos. E não há uma razão específica para isso. 

O ponto é que se nós podemos decidir quem deve usar salto hoje, por qual motivo nós não poderíamos mudar de opinião amanhã? Sejamos sinceros, é apenas “faz de conta que existe um motivo para isso”. 

É por essa razão que quando alguém diz que algo é “coisa de menino” ou “coisa de menina” e você questiona o motivo disso, a resposta sempre é algo como “Porque é”, “Porque sempre foi assim”, “porque sim”. 

Mas a realidade é que talvez o futuro seja bem diferente!

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

4 Dicas que vão ajudar na sua motivação

Dicas para melhorar suas relações sociais