no

Consumo consciente: o que é e como aplicar?

Consumo consciente
Consumo consciente

Consumo consciente

Você já deve ter se deparado com o termo consumo consciente. Mas você realmente sabe o que é essa prática? Conhece os benefícios que isso pode causar? Sabe o que deve ser feito? Leia esse texto para se inteirar mais sobre o assunto!

O planeta está passando por uma grande escassez de recursos. Tudo o que o planeta nos fornece como recursos sustentável – água, árvores etc – é bem findável, ou seja, não é eterno. Por isso, é muito importante a colaboração de todos para a preservação do meio ambiente. 

Leia Mais: Casal constrói sua casa dos sonhos minimalista

Mas reciclagem não é a única ação que você pode fazer para ajudar. Se todo mundo investir em uma forma de consumo consciente nós teremos mais chances de ajudar o planeta.

O que é consumo consciente?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente consumo consciente “é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade”.

Ou seja, é quando nós nos preparamos para comprar, mas sem pensar apenas nos prazeres fornecidos pelo consumismo. No consumo consciente o que nós consideramos em primeiro lugar é o impacto que isso vai causar para o meio ambiente. 

Se você deseja iniciar uma nova fase nas suas compras, então você pode começar analisando a sua forma de consumo. Você já consegue equilibrar a sustentabilidade e as suas compras? Se não, como é capaz de mudar?

Além disso, você pode observar o comportamento das empresas. Será que a empresa que vende produtos para você tem uma postura sustentável ou é uma daquelas companhias sem nenhuma preocupação com o meio ambiente?

Nós separamos algumas dicas para você começar a desenvolver um consumo consciente. 

Planeje suas compras

Se você planejar as suas compras antes de fazê-las vai evitar os impulsos. A famosa lista de supermercado, por exemplo, é uma ótima forma de economia e, além disso, de evitar que você consuma mais do que o necessário. 

Mas você não precisa se limitar apenas ao supermercado. Anote tudo o que falta na sua casa, faça planejamentos de quando você pode adquirir esses bens e tente não comprar para preencher vazios emocionais. 

Não se esqueça de utilizar ecobags sempre que possível para evitar o uso de sacolas. 

Substitua Produtos

Busque comprar produtos que diminuam o impacto no meio ambiente. Pode parecer difícil, mas você pode investir em canudos reutilizáveis, garrafas de água e toalhas de rosto para evitar o uso dos descartáveis. 

Entretanto, é preciso ter cuidado na hora da lavagem desses produtos. Não desperdice água!

Evite também a aquisição de produtos que estão na moda, mas que serão rapidamente substituídos. Nós fazemos muito isso com roupas e isso é prejudicial para o meio ambiente. 

Compre do pequeno 

Geralmente, produtores pequenos têm um trabalho com menos impacto ambiental. Além disso, quando você compra do pequeno ainda ajuda o desenvolvimento econômico local. Por isso, comprar de produtores menos é uma forma de auxiliar economicamente e, além disso, proteger o ambiente. 

Como se não bastasse você ainda pode se proteger. Afinal, é mais difícil, por exemplo, você comprar produtos cheios de agrotóxico na feira do que no hipermercado.

O que você acha? Você já faz um consumo consciente ou está se preparando para começar? Por que não fazer isso a partir de hoje?

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Artista conceitual cria “paisagens corporais”

Conheça o carteiro amigo dos animais