no

Conheça o primeiro mamífero extinto devido ao aquecimento global

Hoje a curiosidade animal não é legal…Segundo um estudo científico recente, a primeira espécie de mamífero extinta devido ao aquecimento global é um roedor australiano de uma ilha que ficou quase submersa. O único habitat conhecido do pequeno roedor da espécie ‘Melomys rubicola’ é a ilha de Bramble Cay, no Estreito de Torres – que separa a Austrália da Papua-Nova Guiné -, mas cientistas não encontraram nenhum exemplar da espécie depois de terem feito pesquisas no que resta da ilha.

l

A submersão quase total da ilha e a perda de habitat dos roedores, são “muito provavelmente” a explicação para este desaparecimento, afirmam os autores do estudo realizado pelo departamento de Ambiente da Universidade de Queensland. Entenda a história completa!

Os dados existentes do aumento do nível das águas e os fenómenos climáticos no Estreito de Torres sugerem que “as alterações climáticas provocadas pelo Homem (são) a causa profunda do desaparecimento do roedor de Bramble Cay”.

O ‘Melomys rubicola’ foi considerado o único mamífero autóctone das ilhas da grande barreira de coral. Foi descoberto em 1845, mas nenhum exemplar desse roedor é visto desde 2009.
Em 2014, os cientistas decidiram lançar pesquisas importantes na esperança de preservar a espécie. Foram utilizadas armadilhas e câmaras, mas nenhum roedor foi visto, “o que confirma que a única população conhecida deste roedor foi extinta”, lê-se no estudo.

p

“Consequentemente, a conclusão é que a extinção do ‘melomys’ de Bramble Cay se deve ao aumento do nível do mar e à maior incidência de eventos meteorológicos extremos nos últimos anos (…) constituindo provavelmente a primeira extinção documentada de mamíferos devido (ou essencialmente) à alteração climática antropogénica”, segundo o mesmo estudo.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Os bastidores das fotos perfeitas

E se a vida fosse um jogo?