no ,

Conheça a gigantesca tempestade de Júpiter

Você conhece a grande mancha vermelha?

A conhecida “Grande mancha vermelha” é um gigantesco anticiclone (Como uma tremenda tempestade) da atmosfera do planeta Júpiter. Devido à sua dimensão e sua tonalidade chamativa(Tons de vermelho), sondas espaciais conseguiam facilmente visualizá-la,

Mas o que seria essa Tempestade Vermelha? E qual é o porquê desta tonalidade?

Acontece que essa é uma região anticiclônica (Pressões altíssimas) e esse fator encaminhou os cientistas à experimentos fundamentais.

Além de parecer um tempestade permanente, cientistas dizem que essa tempestade é gelada em relação ao seu redor e que a corrente de vento presente no interior dela chega até 600km/hora, sem contar que penetra cerca de 300km em Júpiter. Para efeito de comparação, saiba que as maiores tempestades e furacões que já existiram tiveram cerca de 15km de penetração!

E em relação a sua coloração, é provável a existência de moléculas orgânicas complexas ou a presença de fósforo vermelho sendo levado pelas correntes de ar.

Uma sonda conseguiu fotos inimagináveis dessa tempestade!

A NASA enviou uma sonda espacial que tem ajudado muito as pesquisas com relação ao que acontece em outros planetas. Agora, por imagens obtidas por meio dela os cientistas estão conseguindo ter uma visão ainda mais detalhada desta gigante mancha vermelha! 

As imagens acima simulam como é por entre esta tempestade.

Curtiu? Creio que gostará de: Você sabia que um planeta pode possuir mais que uma lua?

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Que tal aprender a fazer aquele docinho que te deu água na boca em As Crônicas de Nárnia?

Dona monta galeria de arte para seu gatinho ferido.