Followers

Conheça 5 das maiores estrelas do universo

As estrelas sempre tiveram uma imensa gama de admiradores, as vezes uma noite melancólica se transforma totalmente quando percebermos um céu estrelado. O grande artista Van Gogh é um exemplo que as estrelas são alvo de admiração e reflexão.

“Por quê? Eu me pergunto, esses pontos de luz no firmamento são incessíveis a nós? Talvez possamos usar a morte para ir a uma estrela. E morrer em paz de velhice seria como chegar até lá de a pé.” – Vicent Van Gogh

E Os conhecimentos direcionados a astronomia e astrofísica tem passado qualquer um dos limite que pensávamos existir. Um desses conhecimentos que mais nos chamam atenção e despertam a curiosidade é a escala de comparação entre os astros, apresentando suas imensidões inimagináveis.

maiores estrelas do universo

Quando somos crianças, na maioria das vezes, temos a certeza de que o Sol é a maior estrela do universo, não é mesmo? Não é à toa, pois o sol (com 1.392.700 km de diâmetro) é 109 vezes maior que a terra! Mas você sabia que existem estrelas que quando se comparadas, deixam o Sol parecendo uma minúscula sementinha? Vamos agora conhecer 5 delas:

5. Sírius – A estrela Binária.

De todas as estrelas já descobertas e catalogadas, Sírius é a mais aparente devido ao seu tamanho e principalmente ao seu brilho.

O termo Sírius deriva do grego σείριος (Seiros, o que seria “brilhante”). Pertencendo a constelação de Canis Major, tem 8,6 anos luz de distância da terra (consideravelmente uma das estrelas mais próximas).

E além disso, Sírius é uma estrela Binária, ou seja, é composta por 2 corpos. Sírius B (ou apelidada carinhosamente por astrônomos de “cachorrinho) se separando da A se tornou uma anã branca que orbita entorno da sua irmã maior.

Seu diâmetro é de 2.000.000 km.

4. Arcturus – A mais Brilhante do Hemisfério Norte.

Já sabemos o tamanho de Sírius, gigante não é mesmo? Contudo ela não é tão grande assim comprada a Arcturus, que por sua vez é 30 vezes maior que sol.

Arcturus ou Arturo vem do grego Arktouros, que significa “Guardiã do Urso” Devido a constelação vizinha Urso maior. É a estrela mais brilhante da Constelação de Boötes ou Constelação do Boeiro, e ainda é a 4° mais aparente daqui da terra.

Seu diâmetro é de 35.342.000 km.

3. Antares – A rival de Marte!

Antares, que se encontra a 600 anos luz da terra, e também não é composta de um só corpo. Localizada na Constelação de Scorpius (Escorpião), Antares tem uma companheira bem menor, que mesmo assim é 4x maior que o sol.

Se assemelha com Sírius, porém os dois corpos de antares orbitam juntos entorno de um único centro, como se estivessem de mãos dadas, diferente de Sírius onde só a estrela anã que orbita.

Mas por que “Rival de Marte”? Na verdade, não envolve nenhuma batalha épica de astros celestes, infelizmente. Na verdade tal rivalidade só foi dada devido ao brilho e cor vermelha intensa de Antares que se compara a Marte.

Além disso seu nome Antares vem de Anti-Ares que significa rival de marte. De fato, nessa “rivalidade”, marte não teria chance nenhuma já que está longe de ser comparável com Antares e sua imensidão.

Seu diâmetro é de 1.229.739.000 km.

 

2. VY Canis Majoris – Maior do universo?

Como diz seu próprio nome, VY Canis Majoris se localiza na Constelação de Canis Major. Foi catalogada por volta de 1801 e por meio de constantes estudos ao longo do século XIX, foi provado que seu brilho vem diminuindo desde 1850.

Já pensou se a 9° maior estrela do universo fosse uma estrela múltipla, ou seja, um sistema com mais que dois corpos celestes? Isso chegou a ser mais que uma simples hipótese, pois ainda durante o século XIX chegaram a observar pelo menos 5 componentes ao redor de VY Canis, contudo, vieram a descobrir mais tarde que se tratava de apenas pontos de luz na nebulosidade entorno da estrela.

Essa estrela já foi considerada a maior estrela do universo, porém, visto que sua escala de crescimento contradizia a teoria de evolução estelar, seu tamanho superestimado foi corrigido. Mas mesmo assim continua sendo gigantesca. Veja só sua comparação com o sol e tente imaginar tal imensidão:

Seu diâmetro é estimado de 1,9758 x 10^9, ou seja, 1.975.800.000 km. Quase 1500 vezes maior que o sol!

1. UY Scuti – A MAIOR DE TODAS!

Está preparado para ficar abismado com o tamanho dessa estrela? Uy Scuti é a estrela que pode ser considerada a maior estrela de todo o universo.

Localizada na Constelação de Scutum, o Escudo (Representando o escudo do rei João III, da Polônia) é uma “hipergigante” vermelha, considerada uma estrela variável (Brilho variável de acordo com o tempo).

O sol fica tão minúsculo em comparação a ela (a terra nem se fala), que podemos refletir sobre nossa insignificância facilmente, isso é de deixar qualquer um doido!

Seu diâmetro é estimado de 2,3765 x 10^9, ou seja, 2.376.500.000 km. Mais de 1700 vezes maior que o sol!

Fonte: Brasil Escola

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade. Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.