no

Como se concentrar em uma sala de aula barulhenta

como se concentrar

Depois de um longo período de adaptação para as aulas online, a maioria das escolas e faculdades voltaram a adotar a rotina presencial. E é claro, as dificuldades mudaram novamente. Quer saber como se concentrar em uma sala de aula barulhenta? Vem cá que a gente te conta!

Todos nós já estivemos em uma sala de aula barulhenta e movimentada. Este ambiente mais caótico pode fazer com que nosso primeiro instinto seja pedir silêncio para os colegas.

Mas isso realmente ajudaria na nossa concentração?

Não se preocupe mais, este artigo lhe dará algumas dicas para ajudar a aliviar sua mente em momentos como esses.

Quão alto é muito alto?

O barulho na sala de aula é inevitável, e não importa em que escola ou série você esteja. Em matemática, ciências ou qualquer outra aula, você certamente sofrerá com algum tipo de barulho de intensidade variável. 

De acordo com alguns estudos, em dias de escola médios, o ruído é de cerca de 70dB – que é tão alto quanto o ruído que um aspirador de pó doméstico comum normalmente faria. Para algumas pessoas, isso pode não incomodar, mas para outras, esse ruído pode ser o suficiente para causar algum nível de interferência.

como se concentrar em uma sala de aula barulhenta
Reprodução: Unsplash

Como se concentrar

Trouxemos algumas dicas para ajudar você com estas questões.

Fones de ouvido com cancelamento de ruído ou tampões de ouvido

A resposta mais comum de qualquer pessoa a qualquer tipo de ruído é cancelá-lo completamente. Embora possa não ser tão comum hoje em dia, os tampões de ouvido ainda são uma opção se você não quiser ouvir nenhum ruído do seu ambiente. Uma maneira mais moderna, mas cara, de cancelar o ruído é através de fones de ouvido com cancelamento de ruído. Embora o cancelamento de ruído varie de marca para marca, ainda é uma opção e uma tentativa obrigatória porque, para alguns, como a música nem sempre ajuda, pode até ser mais perturbadora. Incluímos esta dica para aquelas pessoas que não acham a música ou qualquer entretenimento de áudio sutil atraente.

Ouvindo algo

Desconectar-se do ruído e definir o tom em seu próprio ambiente de aprendizado é a melhor maneira de combater o ruído. Ouça algo relaxante. Que seja música calma e lo-fi que ajude a acalmar seus nervos ou podcasts divertidos que ajudem a distraí-lo do barulho da sala de aula. Fica a sua preferência. Ouvir música ou qualquer outro tipo de entretenimento de áudio ajuda a motivá-lo a aprender e, finalmente, cancela o ruído de fundo do ambiente em que você está. De acordo com as descobertas de um estudo da Universidade de Stanford, a música aciona a parte do cérebro responsável por prestar atenção e “atualiza o cérebro” durante eventos e momentos específicos. 

Mentalidade e definição de metas

Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer, mas saber que você está no controle alivia sua mente do fardo do ruído externo. Mesmo que possa ser difícil no começo, a aceitação é a chave para o sucesso, assim como tudo na vida. Aceitar que o barulho não desapareceria é o primeiro passo para estar focado. Outra coisa é focar no que você está fazendo ao invés do barulho. Quanto mais você pensa na conversa alta e nos ruídos ao seu redor, menos coisas você faria. Em vez de se preocupar com o barulho, canalize esse poder cerebral para o que estiver fazendo e concentre-se em seu objetivo.

Estabelecendo prazos rígidos

Saber que algo precisa ser feito em uma determinada hora do dia também ajuda você a se concentrar. Definir prioridades e realmente implementá-las ajuda você a fazer mais coisas com eficiência. O uso de temporizadores também é bem-vindo. Os temporizadores mantêm você lembrado com precisão de quanto tempo resta e, até certo ponto, motivam você a fazer melhor, mesmo em um ambiente de trabalho bastante barulhento.

Organize seu trabalho de acordo

Suponha que você esteja trabalhando em um local que geralmente apresenta níveis de ruído variados. É melhor organizar as coisas em que você está trabalhando dependendo do nível de ruído naquele momento específico.

Por exemplo, você notou que os níveis de ruído são mais baixos durante as manhãs, então defina as cargas de trabalho mais intensas durante essas horas e deixe as cargas de trabalho mais fáceis para quando o ruído estiver no pico ou quando for as horas mais barulhentas.

Com isso em mente, você não vai desperdiçar energia extra concentrando-se em momentos em que é quase impossível se concentrar.

Evite multitarefas

Embora algumas pessoas achem útil realizar várias tarefas para tirar a mente do barulho, em um ambiente muito perturbador, fazer mais coisas ao mesmo tempo pode levar a um desempenho ruim e pode ser extremamente frustrante. 

As pessoas vão se encontrar mudando de uma tarefa para outra sem qualquer razão prática. Pode ser atraente fazer mais para terminar as coisas e fugir do barulho o mais rápido possível. Porém indo devagar quase sempre ainda produzirá os melhores resultados.

 Mantenha-se bem alimentado e hidratado

Fascinantemente, não estar no melhor estado físico e condição física afeta a forma como seu corpo responde e se adapta ao ruído. Evitar fast food e alimentos processados ​​é uma boa maneira de ser mais focado. Manter-se bem hidratado também é mais uma coisa útil para mantê-lo focado mesmo em um ambiente barulhento. 

Estimulantes como cafeína e bebidas energéticas também não são aconselháveis. 

Embora seja comprovadamente eficaz, na maioria das vezes, os efeitos desses estimulantes são apenas de curto prazo. 

O consumo regular pode levar à dependência e, a longo prazo, pode afetar como você normalmente funcionaria e afetar seus níveis de concentração. 

Conclusão: como se concentrar ?

Estar focado, principalmente em um ambiente barulhento, não é fácil, mas como tudo na vida, é, de fato, possível. Pode exigir algum esforço de sua parte, mas é definitivamente bom ser capaz de executar e se destacar mesmo em um ambiente de aprendizado tão difícil. 

Espero que essas dicas ajudem você a se concentrar mais em ambientes barulhentos e a ser um aluno mais concentrado e orientado a objetivos.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Eclipse e lua de sangue 2022

Peixe-bruxa: o terror dos mares