no

Artista mostra como os imperadores romanos eram na vida real

Com a ajuda de IA, Photoshop e referências históricas, ele criou essas ilustrações hiperrealistas que nos mostra como os imperadores romanos eram na vida real.

Se você já pisou em um museu de arte grega e romana, provavelmente já viu as fileiras de bustos de concreto de aparência tranquila. Eles, no entanto, não têm pupilas nos olhos, faltam qualquer tipo de cor e, em geral, ficam meio repetitivos após a terceira e quarta sala de exibição.

Mas um artista chamado Haround Binous está trazendo os poeirentos imperadores de volta à vida em uma série de ilustrações hiper-realistas. 

O estudante da Université de Lausanne, na Suíça, está combinando IA de reconhecimento facial, Photoshop e referências históricas para reviver todos os imperadores romanos, de Augusto a Valentiniano III.

O resultado é tão preciso e real que esses caras antigos com cachos exuberantes e corpos bronzeados poderiam facilmente passar por atores de Hollywood de primeira classe. 

Quer dizer, foi um trabalho realmente muito bem feito. Mas afinal de contas, como os imperadores romanos eram na vida real?

#1 Philip II

#2 Nero

#3 Galba

#4 Philip o Árabe

#5 Augusto

#6 Trajano

#7 Tibério

#8 Calígula

#9 Vitellius

#10 Domiciano

#11 Valeriano

#12 Diocleciano

#1Teodósio I

#14 Claudius

#15 Adriano

#16 Górdio III

#17 Claudius Gothicus

#18 Lucius Verus

#19 Marco Aurélio

#20 Commodus

#21 Gordian II

#22 Tácito

#23 Otho

#24 Titus

#25 Nerva

#26 Antoninus Pius

#27 Caracalla

#28 Maximinus Thrax

#29 Gordian I

#30 Maximian

Haroun Binous disse que usou técnicas de “superposição e comparação simultânea” que “me permitiram chegar a esses rostos”. Mas os traços faciais são apenas uma parte do trabalho.

Para obter as texturas e cores, Haroun pesquisou fontes históricas originais. “Olhos, cabelos e cores foram baseados em citações de Suetônio”, escreveu ele.

Na realidade, não está totalmente claro até que ponto os bustos dos imperadores são precisos, já que nossa melhor evidência de sua aparência são os próprios bustos. No entanto, nós os percebemos como aproximadamente precisos, já que agora sabemos que estilisticamente, os romanos preferiam o realismo em suas esculturas que datavam do período republicano.

Além dos bustos, as fontes históricas revelam algumas coisas sobre o povo do Império Romano. O historiador romano Gaius Suetonius Tranquillus, por exemplo, que escreveu durante o início da era Imperial, descreveu alguns dos imperadores em suas notas.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Fortes de papelão purrfeitos para gatos

Personagens da cultura pop divertem as ruas