no

Como incentivar as crianças a serem mais ativas

incentivar as crianças a serem mais ativas

Hoje em dia é cada vez mais comum ver crianças em frente às telas. Seja assistindo horas de TV ou jogando no celular, mexer com a tecnologia virou atividade prioritária da infância em todas as idades. Você já deve ter visto uma criança comendo com o celular em algum restaurante, certo?!

Incentivar as crianças
Brincar ao ar livre é uma excelente alternativa para tirar as crianças da frente da TV / Autor: Luna Lovegood / Fonte: Pexels

Acontece que além de reduzir as horas em atividade física, o uso excessivo de telas pode afetar inclusive a saúde mental. Assustador, não é mesmo? Especialmente em tempos de pandemia, é imprescindível incentivar as crianças a serem mais ativas.

Brincar é a melhor alternativa

Nada é mais atrativo para a criança do que uma brincadeira divertida. Essa é a melhor forma de tornar os pequenos ativos e tirá-los de frente das telas. Nesse aspecto, é importante conhecer os gostos do seu filho. Mas cuidado para não repetir apenas as mesmas atividades. A criança é bem aberta para conhecer novas brincadeiras, e isso ajuda a quebrar o ciclo do tédio. Se seu filho adora futebol, permita que ele pratique um pouco desse esporte todo dia, mas ofereça outras alternativas. Pular corda, brincar de amarelinha ou de esconde-esconde, por exemplo, podem promover mais momentos de atividade divertida. Além do mais, parar um pouco para brincar com seus filhos vai fortalecer a relação de vocês.

Limite o uso de tela

A criança precisa de tempo em tédio para explorar seu redor, ter um despertar criativo e fazer até mesmo um pouco de arte. É difícil competir com as telas. Se ela fica o dia todo no celular é comum diminuir o ter interesse de brincar com outra coisa. Crianças menores de 2 anos, por exemplo, não devem ter acesso. Já os pequenos entre 2 e 5 anos podem assistir até 1 hora por dia de desenho. Os maiores, entre 6 e 10 anos não devem ultrapassar 2 horas diariamente. Independentemente da idade, eles não devem usar celulares ou assistir TV no momento das refeições e desconectar pelo menos 1 hora antes de dormir. Quando você limita essa exposição e oferece outras alternativas a criança se torna mais ativa.

Ofereça brinquedos apropriados

Para chamar a atenção da criança é importante oferecer brinquedos apropriados e convidá-los para as atividades adequadas. Para bebês, por exemplo, você pode colocá-lo na natação. Isso fortalece o gosto pelo esporte desde cedo e ajuda na coordenação e o desenvolvimento motor. Já na fase dos 4 anos, tente incentivar um esporte, o interessante nessa fase é promover a saúde, sem focar em competições. Quando as crianças são maiores de 8 anos é o momento de incentivá-los a participar de competições. Em todas as idades, tenha brinquedos que estimulem a prática de brincadeiras ao ar livre. As bicicletas e motos infantis são opções para meninos e meninas de qualquer idade, porque melhoram a capacidade motora, desenvolvem o equilíbrio, a coordenação e aumentam a compreensão do espaço em seu entorno.

Seja exemplo

Em todos os pontos mencionados, os adultos precisam ser exemplos. Fica difícil exigir algo da criança que ela não presencia os pais fazendo. Portanto, tente reduzir o seu tempo de tela também, especialmente quando vocês estão juntos. E claro, pratique exercícios. Seus filhos vão entender a importância e praticar com disciplina quando isso for parte da rotina da família.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
guardar seus documentos corretamente

Você organiza e guarda os seus documentos corretamente?

Os itens colecionados mais diferentões da internet